A ortodontia digital já é uma realidade e oferece benefícios

185
Dr. Matheus Scherrer – foto por Jonathan Lessa

A ortodontia digital hoje já é uma realidade cotidiana. Trata-se do uso de instrumentos digitais que proporcionam mais qualidade e previsibilidade para o ortodontista planejar e executar o tratamento, além de conforto ao paciente. Conforme explana o ortodontista Matheus Scherrer, atualmente os exames de imagens são todos digitalizados, proporcionando uma qualidade de imagens muito boa.

“Temos no arsenal Raios-X digitais e tomografias computadorizadas, por exemplo, além de scanners odontológicos que eliminam as moldagens que são incômodos para alguns pacientes e nos dão um panorama em 3D da arcadas”, relata o especialista. “Também podemos levar esses exames para confecção de modelos em impressoras 3D, que nos dão modelos perfeitos”, completa.

Dessa forma, hoje é possível através de programas simular o desenvolvimento do caso até sua finalização. Para os pacientes – menciona doutor Matheus – essas ferramentas geraram um grande conforto, eliminando as moldagens em pacientes que tinham fobias e ânsia de vômito. Outro benefício é que os centros de radiologia já encaminham em tempo real as imagens para o dentista, gerando um ganho de tempo importante.

“Um dos tipos de tratamentos ortodônticos é feito com placas transparentes e móveis que são produzidas 100% digitais. São realizados todos os exames digitais no paciente, a simulação do início, o tratamento e finalização do caso. Posteriormente, esses aparelhos alinhadores são confeccionados”, elucida o ortodontista. “Como em todas as profissões, o uso da tecnologia chegou para trazer mais precisão e ajudar na resolução dos casos. Temos sempre que nos capacitar e levar para o nosso cotidiano o que há de melhor!”, finaliza.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *