Acompanhamento pediátrico é essencial para um bom desenvolvimento

41

O Dia Mundial da Infância, comemorado anualmente em 21 de março, é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que tem como objetivo conscientizar pais, responsáveis e o poder público sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças. Além de promover uma reflexão sobre as condições em que as crianças do mundo inteiro estão vivendo.

Conforme elucida o pediatra e infectologista pediátrico Leandro Tavares, a infância é a fase durante a qual processos cognitivos e de formação de personalidade e caráter se estabelecem, sendo fundamental para a formação de homens e mulheres éticos, comprometidos com princípios e valores como o respeito, a solidariedade, a justiça e dignidade humana.

“É importante que não somente os pais, mas a sociedade como um todo garanta o acesso à educação, um ambiente familiar saudável e a proteção contra a agressão, discriminação, exploração e descuido, pois esses são direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Declaração Universal dos Direitos das Crianças”, ressalta doutor Leandro.

Quando o assunto é saúde infantil, o especialista enfatiza que toda criança tem direito à saúde de qualidade, e para tal é necessário o acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento desde o nascimento até o final da adolescência. “O incentivo ao aleitamento materno é uma das medidas mais importantes para assegurar uma nutrição adequada, bem como a interação mãe e filho, além de repercutir na imunidade e desenvolvimento cognitivo infantil”, respalda.

Além disso – destaca o médico – a garantia do acesso aos exames de triagem neonatal são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças graves. “Para crianças maiores, recomendações como os Dez Passos Para uma Alimentação Saudável e suplementação vitamínica com Ferro, vitamina D e vitamina A são importantes para a manutenção de um crescimento adequado”, diz.

Outras formas de se garantir uma saúde de qualidade às crianças, conforme salienta o pediatra, são promover a prática de atividade física, a saúde ocular e auditiva, prevenção de violência e acidentes, bem como a vacinação infantil. “É muito importante que os pais mantenham um acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde ou com seu pediatra de confiança”, completa.

 

Dr. Leandro Tavares – Pediatria e Infectologia Pediátrica – atende na Clínica Espaço Vida, localizada na Rua Ministro Eurico Salles, 176, Baixa Itália – Castelo. Telefones: (28) 3542-0026 e (28) 99926-0026.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *