Casal formado por médico e enfermeira comanda duas clínicas

188

Quando o assunto é promoção da saúde, sabemos que o trabalho em equipe é fundamental para bons resultados. E a atuação conjunta de médicos e enfermeiros é de suma importância nesse sentido. Em funcionamento desde 2002, a Procto Center, clínica especializada em diagnósticos endoscópicos, é um exemplo perfeito de que o trabalho em equipe, unido a equipamentos de ponta e busca contínua por melhorias resulta em sucesso.

Fundador da clínica, doutor Roger Luiz de Oliveira Costa é formado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui residência médica em cirurgia geral e do aparelho digestivo, coloproctologia e endoscopia digestiva. Também é titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva desde 2001 e da Federação Brasileira de Gastroenterologia desde 2014. São 23 anos de carreira e 17 anos de Procto Center em Cachoeiro, que atualmente possui filial também em Castelo.

Companheira de doutor Roger na vida e na profissão, a enfermeira Taciane Franceschetto atua ao seu lado em ambas as clínicas. Possui formação técnica em enfermagem e especialização em instrumentação cirúrgica, ambos pela ETESES, em Vitória. Além disso, é graduada em Enfermagem pela São Camilo, em Cachoeiro.

A história do casal começou em 2009, e hoje o casal tem dois filhos juntos, de seis e três anos. Doutor Roger também é pai de duas meninas de 15 e 14 anos. “Vivemos juntos e felizes em uma união estável há 10 anos”, conta o médico.

Para Taciane, a decisão pela profissão aconteceu de forma simples. Inicialmente ingressando no curso técnico, ela explica que foi a forma mais direta que encontrou para começar sua independência pessoal e profissional. Após algum tempo trabalhando na área da saúde, o amor pela profissão foi crescendo e o desejo de se aprofundar ainda mais em conhecimentos a levou a cursar a graduação em enfermagem.

No caso de doutor Roger, suas metas já estavam traçadas desde bem jovem. “Saí muito novo de Cachoeiro para estudar o 2º grau em Vitória com o objetivo de fazer medicina e retornar. Passei no vestibular da UFES aos 17 anos, e após concluir as residências médicas retornei a Cachoeiro”, relembra o especialista, que acrescenta: “Hoje vivo na minha cidade natal, muito realizado com tudo o que conquistei”.

O dia a dia de trabalho do casal envolve uma rotina cheia de atendimentos e exames a serem realizados, dividindo-se entre suas clínicas de endoscopia digestiva em Cachoeiro e Castelo. “A impressão que tenho é que os dias estão mais curtos, nossa jornada começa bem cedo”, relata a enfermeira. Hoje, a Procto Center é referência em medicina avançada e atendimento diferenciado quando o assunto é diagnóstico no Sul do estado – as clínicas utilizam somente aparelhos de alta definição (HD).

Vale ressaltar que os métodos endoscópicos têm se tornado uma área cada vez mais abrangente. “Eles deixaram de ser apenas um exame diagnóstico para se tornar uma opção de tratamento e cura de muitas doenças do tubo digestivo, sendo capaz de diagnosticar precocemente lesões pré-malignas, possibilitando assim maiores chances de cura”, revela doutor Roger.

E para acompanhar as novidades de suas áreas de atuação, que estão sempre evoluindo, doutor Roger e Taciane, sempre que podem, participam de congressos e cursos. “Realizamos alguns congressos juntos antes dos filhos nascerem. Agora que já estão maiores, já podemos viajar juntos novamente”, menciona o casal. Sobre os planos para 2020, eles contam que pretendem participar de congressos e fazer algumas viagens internacionais a passeio para a Europa.

 

Dr. Roger Costa e Taciane Franceschetto

Foto por Erika Medeiros

 

A PROCTO CENTER está localizada na rua Konrad Adenawer, nº 30, edifício MED, primeiro andar – bairro Sumaré em Cachoeiro. Os telefones para contato são (28) 3522-4423, 99885-0917 e 99902-3010 (WhatsApp). E-mail: procto_center@hotmail.com.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *