Casos de infarto e AVC em jovens são cada vez mais comuns

161

Quando se fala em infarto e AVC (derrame), o senso comum é de que são acontecimentos dos mais velhos. Ledo engano. Os jovens estão cada vez mais expostos aos fatores de risco cardíaco como fumo, obesidade, abusos alimentares, sedentarismo, uso de substâncias ilícitas, colesterol alto, hipertensão, diabetes e estresse. Por conta disso, vemos cada vez mais casos de AVC e infarto na faixa etária de 20 aos 30 anos.

Conforme salienta o cardiologista Gilberto Dian de Almeida, os sintomas de um infarto nos jovens são diferentes do que nos mais velhos. “Eles são mais intensos, como a dor no peito que irradia para os braços junto com suor frio, náuseas e vômitos”, explica. “A dor no peito aos esforços deve sempre ser valorizada, mesmo nos jovens atletas – não é normal ter dor durante o esforço”, ressalta.

O AVC em jovens, segundo o especialista, está mais relacionado a doenças congênitas do coração. “Crianças e jovens que portam o famoso ‘sopro’ cardíaco têm que ser avaliados, pois podem ser portadores de doenças que facilitam o aparecimento de coágulos no coração, os quais podem se desprender e causar a obstrução da circulação em alguma área do cérebro”, alerta.

Ainda de acordo com o médico, outros fatores como diabetes, fumo, hipertensão e problemas de coagulação do sangue também podem provocar o AVC. “O importante é que os pais fiquem atentos às avaliações pediátricas dos seus filhos, sabendo se existe alguma alteração. E que os jovens saibam que não estão imunes a estes problemas, procurando orientação médica quando surgir algum sintoma”, orienta doutor Gilberto.

SER MÉDICO É…

“Poder mudar a história natural da vida de uma pessoa. Dando a ela condições de ter uma vida produtiva no trabalho, ser saudável e tendo muitos momentos de lazer e alegria com sua família e amigos. Proporcionar isso aos pacientes é nossa missão”.

 

Dr. Gilberto Dian atende no Shopping Cachoeiro (sala 705), localizado na Rua Vinte e Cinco de Março – Centro – Cachoeiro de Itapemirim.

Telefones para contato: (28) 3521-5862/ 99271-0289. Instagram: gilberto_dian_cardiologista

Foto por Erika Medeiros



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *