Chega a Cachoeiro novo equipamento para cirurgia de catarata

43

Doença que atinge quase 30% dos brasileiros acima de 60 anos, a catarata é a principal causa de cegueira no país e rouba, junto com a visão, a qualidade de vida e independência dos indivíduos por ela acometidos. A fim de proporcionar à população Sul capixaba as melhores armas no arsenal contra a catarata, a clínica Cemes, em Cachoeiro, vem investindo pesado em equipamentos de última geração e máxima eficiência.

Nesse sentido, a bola da vez é o Verion. Trata-se de um sistema guiado por imagens, altamente tecnológico, que permite ao cirurgião personalizar a cirurgia de catarata de acordo com as características individuais de cada paciente. “É o sistema mais moderno do mundo no planejamento da cirurgia de catarata, e agora está disponível na Cemes – é o segundo Verion existente em todo o Espírito Santo”, revela o oftalmologista Paulo Ney Viana Filho.

O sistema foi projetado para ajudar o cirurgião a melhorar a eficiência clínica, aumentar a precisão das lentes tóricas e multifocais, otimizar os resultados refrativos e minimizar erros de transcrição de dados. Ou seja, veio para tornar a cirurgia de catarata ainda mais segura e precisa. “Fazemos o planejamento com algumas marcações mecânicas e já chegamos ao centro cirúrgico preparados; dessa forma, a cirurgia flui com extrema precisão”, relata o especialista.

O Centro Médico Especializado em Oftalmologia, que sempre agregou o que há de melhor em tecnologia em seus atendimentos, já contava com a biometria a laser Lenstar. “Trata-se do equipamento mais moderno da atualidade para medir lentes intraoculares, indicando o local exato da incisão antes do ato cirúrgico”, explica doutor Paulo. Agora, com a chegada do Verion, que insere uma imagem holográfica no olho do paciente para mostrar exatamente onde deve ser feita a incisão, o que já era excelente ficou ainda melhor.

O oftalmologista revela que, até algum tempo atrás, a cirurgia de catarata visava apenas permitir ao paciente voltar a enxergar bem – com ou sem óculos. Hoje, porém, muitos desejam além de se ver livres da catarata, se libertar também do uso dos óculos. E com o Verion essa é uma realidade totalmente possível. “Há pacientes que operam catarata que também possuem algum grau de astigmatismo, e com esse aparelho, muitas vezes podemos resolver ambos os problemas, eliminando assim a necessidade de óculos em grande parte dos casos”, ressalta.

 

Novidade em dose dupla

Além da aquisição do Verion, doutor Paulo conta que a Cemes também investiu no laser oftalmológico mais moderno da atualidade: o Pascal. Com previsão de chegada à clínica em breve, sendo também o segundo em todo o Estado, o equipamento de última geração é uma poderosa arma no tratamento oftalmológico de doenças de retina, como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, entre outras indicações. “Com apenas um toque no botão, ele resolve o problema do paciente que, muitas vezes, sai do procedimento sem precisar mais usar colírios, ou diminuindo bastante seu uso”, expõe o médico.

 

O Cemes – Centro Médico Especializado está localizado na Rua José Paes

Barreto, 06, centro – Cachoeiro de Itapemirim. Telefones para contato: (28)3522-

3557/99916-1175/99971-4514. Site: cemesolhos.com.br. Instagram: @clinicacemes



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *