Cintilocenter é referência em medicina nuclear no Sul do Estado

485
A equipe médica – foto por Erika Medeiros

Em 1996, após convite para palestrar em uma reunião científica em Cachoeiro, foi identificada a necessidade da instalação de um Serviço de Medicina Nuclear que atendesse a região sul do estado. Assim surgiu, em 1997, nas dependências da Santa Casa, o Cintilocenter. Em 2001, a clínica foi mudada para a localização atual com o objetivo principal de melhor atender os pacientes, através de um espaço físico maior, onde tem prestado um atendimento de excelência há 22 anos. Confira a entrevista com a equipe médica, formada pelos doutores Alfredo Silbermann, Júlio Silbermann e Karina Franz Silbermann. 

Viver! – Comentem sobre o pioneirismo na área de medicina nuclear em Cachoeiro e Estado em geral, com o surgimento do Cintilocenter.

Equipe médica: Atendendo toda a demanda do sul do estado, incluindo os pacientes do Sistema Único de Saúde,conseguimos implantar um Serviço de excelência que preza pelo atendimento humano e de qualidade, possibilitando agilizar a marcação, realização e entrega de exames; resultando em tratamentos mais rápidos e precisos. Lembrando também, que fomos pioneiros no estado na realização de alguns procedimentos como: Pesquisa de Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama e Melanoma, bem como pesquisa da bactéria Helicobacter Pylori através do teste respiratório. Sendo assim, há mais de 20 anos,nossa atuação em Cachoeiro é fator determinante para que a população Sul capixaba tenha acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças, sem que seja necessário seu deslocamento para outras regiões do estado.

Viver! – Falando sobre a medicina nuclear e o trabalho realizado no Cintilocenter, o que caracteriza essa especialidade médica e seu método, a cintilografia?

Equipe médica: A Medicina Nuclear é um método de diagnóstico por imagem e tratamento que permite a visualização de alterações funcionais e moleculares, mesmo antes de alguma alteração anatômica, permitindo a detecção precoce de patologias. Utilizamos elementos radioativos, chamados radiofármacos, através dos quais conseguimos fazer a imagem dos órgãos de interesse. Estes elementos são detectados através de uma câmara de cintilação. Os radiofármacos não apresentam ação farmacológica e, portanto, não oferecem reações adversas ao seu uso.

Viver! – Quais são os serviços oferecidos pelo Cintilocenter?

Equipe médica: Realizamos estudos em praticamente todos os âmbitos das especialidades médicas. Alguns exemplos são: exames de perfusão miocárdica, refluxo gastroesofágico (inclusive pediátrico), cintilografia renal, varredura óssea, avaliação de osteomielite, de disfunção temporomandibular, bem como estudos de avaliação demencial e pesquisa de hidrocefalia de pressão normal. Também realizamos tratamentos ambulatoriais de radioiodoterapia para câncer de tireóide e hipertireoidismo.

Equipe experiente

Atualmente, o Cintilocenter conta com uma equipe técnica multidisciplinar com experiência em Instituições de referência nacional e internacional. Doutor Alfredo Silbermann, médico nuclear, especialista pelo CBR, diretor e idealizador do Cintilocenter, com mais de 30 anos de atuação na área, incluindo passagens no Jackson Memorial Hospital em Miami e Beilison Hospital em Tel Aviv. Doutor Júlio Silbermann médico nuclear, especialista pela SBMN, atuou como médico nuclear na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital São Lucas da PUC-RS e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, tendo amplo conhecimento e capacitação nas técnicas de imagens mais modernas, como a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). Doutora Karina Franz Silbermann, Supervisora de Radioproteção pela CNEN, atua há mais de 10 anos como física médica. Recentemente concluiu o doutorado em Medicina e Ciências da Saúde na PUC-RS com ênfase em neurociências.

O Cintilocenter está localizado na Rua Mário Imperial 39, Ferroviários – Cachoeiro de Itapemirim-ES. Os telefones para contato são: (28) 3522 8361 / 3517 2551. WhatsApp: (28) 99904 1644. E-mail: cintilocenter@hotmail.com; Instagram: @cintilocenter; Site: http://cintilocenter.com/



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *