Como funcionam as técnicas orientais de acupuntura e shiatsu?

13

Bianca Ferreira – Foto por Erika Medeiros

A acupuntura é uma técnica milenar de origem oriental que consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Esse estímulo na pele leva à produção de substâncias que agem em receptores do sistema nervoso central devido a liberação de mediadores químicos, principalmente neurotransmissores, modulando funções motoras, sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas, emocionais e no sistema imunológico.

Conforme explica a fisioterapeuta acupunturista Bianca Ferreira, a técnica desencadeia uma série de efeitos importantes como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, proporcionando melhora expressiva das funções orgânicas alteradas. “É indicada para inúmeras doenças, tais como: dores agudas e crônicas, bursite, tendinite, ciatalgia, fibromialgia, disfunção da ATM, dores na coluna e também apresenta excelentes resultados na insônia, rinite, enxaqueca, TPM, menopausa, distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e pânico”, cita.

O campo de atuação da acupuntura, conforme expressa a profissional, é amplo devido à sua própria natureza e mecanismos de ação. Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas as doenças tratáveis pela acupuntura e inúmeros estudos científicos realizados em todo o mundo têm acrescido constantemente mais itens a essa lista de indicações.

Apesar de ser executada de forma diferente, outra técnica que chama a atenção pelos benefícios semelhantes aos da acupuntura é o Shiatsu. Conforme esclarece doutora Bianca, trata-se de uma técnica japonesa milenar de massagem terapêutica realizada com a pressão dos dedos ou palma das mãos em determinadas áreas do corpo.

“Tem efeito complementar ao da acupuntura nas seguintes questões: aliviar tensões musculares, melhorar postura, melhora a circulação sanguínea, diminui dores no corpo, alivia cansaço físico, facilitar a retirada de toxinas proporcionando uma sensação de relaxamento”, expressa. Ou seja: se utilizados juntos, os benefícios da acupuntura associada ao Shiatsu são imensos!



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *