Como se posicionar em frente ao computador no home office

72

Com a medida de isolamento social, muitas pessoas estão trabalhando em casa. Muitas vezes, diante de um computador. Com isso, algumas medidas são importantes para evitar que a má postura durante o trabalho em um escritório improvisado gere consequências como dores nos ombros, costas, braços e pescoço. De acordo com doutor Arthur Beber, ortopedista da clínica Ortotrauma, um dos passos para uma boa postura diante da telinha é utilizar uma cadeira que tenha suporte para as costas.

“Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para apoiar os pés – isso ajuda a reduzir a pressão sobre as costas. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar. Itens de uso frequente devem ser posicionados diretamente à sua frente em um anteparo para cópias”, orienta. Outra dica do especialista é manter os ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo. O antebraço deve ficar alinhado em ângulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada.

Conforme recomenda doutor Arthur, os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. “Trabalhe em ritmo razoável e diminua o número de movimentos repetitivos; altere as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados; mantenha seus dedos e articulações relaxados enquanto digita; nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando. Além disso, evite bater no teclado com muita força e descanse seus olhos olhando, de vez em quando, para objetos diferentes enquanto trabalha”, indica.
Ainda segundo o médico, outra medida que ajuda é usar um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente. Para facilitar a cópia de textos, use um anteparo de prender folhas. Ajuste e posicione o monitor de modo que ao olhar para ele seu pescoço fique em posição nutra ou reta. A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.

No caso do uso de notebooks, a dica do especialista é conectar a ele um monitor, um teclado e um mouse, ou seja, usar o portátil apenas como CPU. É importante manter os periféricos à sua frente, além de usar um suporte ergonômico para notebook. “O uso de medicamentos e ou munhequeiras para os pulsos sem receita e acompanhamento médico não são recomendados. Se você começar a apresentar sintomas, procure mais informações e ajuda de seu médico. Pequenas mudanças feitas logo que se notar os primeiros sintomas podem evitar complicações futuras em muitos casos”, ressalta o ortopedista.
Pausa para o alongamento
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
– Reduzem as tensões musculares;
– Relaxam o corpo;
– Proporcionam maior consciência corporal;
– Deixam os movimentos mais soltos e leves;
– Previnem lesões;
– Preparam o corpo para atividades físicas;
– Ativam a circulação.

Foto por Jonathan Lessa



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *