Confira entrevista com a ginecologista e obstetra Rachel Carneiro

13

Dra. Rachel Carneiro – Foto por Erika Medeiros

Médica ginecologista e obstetra, aventureira e supermãe. Nem sempre é fácil encarar todas as facetas de uma rotina tão corrida e desafiadora, mas para a doutora Rachel Carneiro Dias, o que não falta é garra para encarar todas as missões que lhe são dadas. Em entrevista exclusiva à Viver!, a especialista fala sobre os desafios impostos em sua vida profissional e pessoal em decorrência da pandemia, comemora a conquista da tão esperada vacina contra a Covid-19 e fala sobre expectativas para o futuro. Confira!

Viver! – Todos nós certamente vivenciamos um período difícil e de muitas mudanças e adaptações em decorrência da pandemia de Covid-19. Fazendo uma retrospectiva do ano passado, quais foram os maiores desafios em sua rotina profissional e pessoal após o surgimento da pandemia?

Dra. Rachel: Primeiro, o isolamento foi um desafio, pois com a família toda em casa, surgem novas tarefas, novos problemas… Mas para meus filhos foi um período de aprendizado, acredito que se tornaram até mais independentes. Passaram a cuidar da casa e participar da rotina.

Viver! – O que mudou na atuação ginecológica e obstétrica após a Covid-19? Que cuidados, por exemplo, passaram a fazer parte da rotina na realização de partos?

Dra. Rachel: As consultas ginecológicas e cirurgias eletivas pararam durante um tempo, mas logo voltaram a ser realizadas. Já a obstetrícia não mudou. As pessoas continuam engravidando e tendo filhos independentemente da pandemia ou do isolamento. Os cuidados é que mudaram: uso de roupas especiais, máscaras, orientação aos pacientes, isso sim mudou bastante.

Viver! – Como esse cenário pandêmico te afetou no sentido de buscar mais qualidade de vida? O que você passou a incluir ou reforçar no seu dia-a-dia para te proporcionar mais saúde física e mental?

Dra. Rachel: Durante a pandemia as academias fecharam, portanto, comecei a malhar em casa. Isso foi muito bom, pois abriu novos caminhos para mim e hoje frequento a academia e faço musculação com muita satisfação.

Viver! – Quase um ano após o início da pandemia no Brasil, o momento tão esperado chegou: a vacinação. Qual foi a sua sensação, como profissional da saúde, ao ser imunizada?

Dra. Rachel: Foi muito boa a sensação de finalmente saber que temos vacina e que, provavelmente, esse período de provações vai passar.

Viver! – Ainda falando sobre a vacinação, quais são as suas expectativas após essa conquista tão importante para os profissionais da linha de frente e, posteriormente, para toda a população, gradativamente?

Dra. Rachel: Acredito que vai diminuir bastante os números de casos, permitindo que todos nós voltemos a ter uma vida quase normal.

 

Viver! – Fale um pouco sobre seus hobbies: O que você busca fazer quando a rotina profissional dá uma brecha?

Dra. Rachel: Além da academia, gosto de viajar e fazer caminhadas e trilhas. Esportes radicais também me agradam bastante.

Viver! – Recentemente seu filho foi aprovado no vestibular para medicina. Como médica e mãe, como você se sente de ter se tornado uma inspiração para seu filho na escolha da profissão?

Dra. Rachel: É muito emocionante saber que seu filho se espelha em você, mas a conquista é dele. A escolha foi dele, nunca nem sugeri a ele fazer medicina. O mais interessante é que ele será meu aluno. Sou docente na faculdade Multivix, onde ele irá estudar. Será uma experiência interessante ensinar meu próprio filho na medicina.

Dra. Rachel Dias Carneiro atende no CEU da Unimed, em Cachoeiro. Telefone de contato: (28) 99985- 4045. Em Itapemirim, seu consultório está localizado na AV. Cristiano Dias Lopes filho, s/n – Centro Médico, com telefone (28)3529-6300. Seu e-mail profissional é rachel@radscan.com.br


Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *