Conheça a equipe da Clínica Reab Sul em Cachoeiro de Itapemirim

174

No dia 13 de outubro comemora-se, no Brasil, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. São 51 anos de comemorações dessas profissões tão importantes para a sociedade. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.

Conforme explica Elizandra Gonçalves L. C. Rodrigues, terapeuta ocupacional e proprietária da clínica Reab Sul, em Cachoeiro, essas alterações podem ser decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas. “O terapeuta ocupacional lança mão da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos”, esclarece.

Ainda de acordo com Elizandra, o Terapeuta Ocupacional é o profissional de Saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado a avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. Trata-se de uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69.

“A fisioterapia em Traumato-ortopedia é responsável por atuar na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos”, expõe Cristiane Jacob Marconsini Oliveira, responsável técnica da Reabsul. “Atualmente, grande parte da população apresenta pelo menos um caso de patologia ortopédica, o que gera dores e desconfortos na execução de atividades comuns do dia a dia”, relata a fisioterapeuta traumato-ortopédica, respiratória e neurológica.

De acordo com doutora Cristiane, na clínica Reab Sul a fisioterapeuta tem como objetivo e comprometimento com o paciente diminuir os sintomas, prevenir cirurgias e a promover qualidade de vida. “A fisioterapia neurológica é o conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas que buscam a recuperação de pacientes, sejam eles crianças, adultos ou idosos, afetados por doenças neurológicas. A equipe da Reab Sul visa que o paciente alcance o bem estar físico e emocional, reabilitando-o para que possa realizar suas atividades diárias com o maior grau de independência possível”, declara.

A fisioterapia respiratória, conforme salienta a fisioterapeuta neurológica, respiratória e traumato-ortopética Kátia Caprini Zampirolli Moares, tem como objetivos recuperar e prevenir disfunções relacionadas ao processo de respiração, promovendo qualidade de vida, principalmente em pacientes que ficaram com sequelas pós Covid-19. “Não esquecendo do tratamento da Reeducação Postural Global (RPG), pois precisamos conscientizar a população sobre a importância de se posicionar corretamente para prevenir problemas como hérnia de disco, fibromialgia, asma e escoliose, que é um dos desvios de coluna mais recorrentes”, aponta a especialista em RPG.

Pilates para todos

Quem imagina que o Pilates é uma prática exclusiva para adultos, está enganado. “Aqui na clínica Reab Sul atendemos todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes”, revela a fisioterapeuta Lethicia Dias Soares, instrutora de Pilares com especialização em RPG. “O método tem seis princípios básicos: Respiração, concentração, fluidez, controle, precisão e centralização”, cita.

A Fisioterapeuta e instrutora de Pilates usa uma frase de Joseph Pilates (criador do Método) para ilustrá-lo: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um corpo novo!”

A clínica de reabilitação física Reab Sul está localizada na avenida Pinheiro Júnior, 146, Ibitiquara – Cachoeiro de Itapemirim (ES). Telefone: (28) 3511-0605. E-mail: reabsul@ig.com.br;. Site: www.reabsul.com.br.

 

 

Foto por Erika Medeiros



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *