Conheça os benefícios da cirurgia odontológica com laser

21

Dra Claudia Barbosa – Foto por Erika Medeiros

O laser é uma luz diferente da luz branca comum, com características especiais que permitem sua interação com as células do nosso corpo, produzindo diferentes efeitos clínicos. Quando usado em alta potência (e aparelhos específicos), é capaz de realizar cirurgias com cortes precisos, sem sangramento e sem suturas, além de ter um efeito antimicrobiano, promovendo uma série de benefícios ao tratamento odontológico.

Conforme salienta a periodontista Cláudia de Abreu Leitão Barbosa, para uso do equipamento de laser de alta potência é necessária uma Habilitação Especial reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, adquirida após cursos especializados.

Falando sobre a realização da cirurgia com laser de diodo de alta potência, doutora Cláudia explica que é feita em consultório, na maioria das vezes, com anestesia local. “O laser de alta potência remove o tecido através da luz. Na maioria dos casos, não acontece sangramento e não é necessário dar pontos”, elucida. Sobre as indicações, a especialista destaca o uso do laser nas cirurgias como acesso e reaberturas de implantes dentários e na plástica gengival para correção do contorno gengival, tornando o sorriso mais bonito e harmônico.

Outras indicações são no tratamento de lesões bucais como hemangiomas, realização de biópsias sem sangramento e com melhor pós-operatório; tratamento coadjuvante ao convencional no controle da saúde gengival, promovendo a descontaminação adicional e ajudando na eliminação dos microorganismos que causam a doença periodontal e periimplantitte; remoção de freio lingual e labial para crianças, e inclusive em bebês recém nascidos diagnosticados com “língua presa” com dificuldades de amamentação.

Segundo a periodontista, a técnica oferece imensos benefícios para a mãe e o bebê. “Os resultados são imediatos. O bebê sai do procedimento mamando de maneira correta”, expõe. Doutora Cláudia enfatiza que a recuperação pós cirúrgica do laser de alta potência é mais rápida e com menos dor quando comparado com o procedimento convencional. “Além de cortar o tecido, ele tem um efeito de descontaminação do local muito importante, que previne possíveis complicações no pós-operatório. O resultado estético é superior por não necessitar de suturas”, completa.

 

Dra. Cláudia de Abreu Leitão Barbosa (CRO-ES:2564) – Especialista em Periodontia – Habilitação em Laserterapia, Membro da International Academy of Lasers in Dentistry ®. Consultório: Rua Batista Fluminense, 16 – Centro. Telefones: (28)3522-1504/99951-4462.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *