Conheça os benefícios do Pilates para quem sofre de fibromialgia

169
Foto por Jonathan Lessa

A fibromialgia é uma doença reumática complexa, em que o paciente sente, de forma exacerbada, dores por todo o corpo e por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia pode causar fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, ansiedade e depressão. Apesar de poder acometer jovens, idosos e pessoas de ambos os sexos, é mais comum em mulheres entre 30 e 55 anos.

Para que o tratamento da fibromialgia seja próspero é imprescindível que tanto o paciente quanto seus familiares compreendam melhor a doença. “O tratamento é realizado através do emprego de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas”, explica o fisioterapeuta Michel Morine Saloum, da Vitallefisio.

Entre os recursos que auxiliam na melhoria da qualidade de vida do paciente com dor generalizada, destaca-se o Pilates, que cada dia mais vem conquistando novos adeptos. O método é uma excelente escolha para os portadores de fibromialgia, que apresentam musculatura tensa e fadigada, o que propicia a ter algumas alterações posturais desencadeadas pelo desequilíbrio muscular.

O Pilates na fibromialgia é aplicado com exercícios de baixo impacto, o que traz benefícios à saúde do praticante, como Fortalecimento Muscular Global, melhoria nas funções neuromusculares, correção postural, melhoria na circulação e oxigenação das fibras musculares. Além de aliviar o estresse e a ansiedade, entre outros diversos benefícios.

“Por este motivo é muito importante a prática regular de Pilates na fibromialgia, levando o organismo a estimular a liberação de endorfinas que atuam com efeito analgésico, proporcionando a sensação de bem-estar ao praticante”, explana doutor Michel. “O paciente deve respeitar seus limites físicos, pois ao excedê-los corre o risco de apresentar efeito contrário ao desejado, podendo agravar as dores e o cansaço”, ressalta.

Em maio, que marca o Dia Nacional de Conscientização da Fibromialgia, é mais uma oportunidade para reforçar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem promover qualidade de vida, aliados a exercícios físicos e uma vida produtiva 



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *