Conheça os sinais do Transtorno do Processamento Central (TPAC)

34

Jakliny Scarpi é fonoaudióloga especialista em Audiologia e em Distúrbios da fala e da linguagem. Realiza atendimento em Apraxia, Processamento Auditivo central, Dificuldade de aprendizagem, Autismo, Atraso de fala e linguagem e Distúrbios motores da fala. Foto por Erika Medeiros

Apresentar dificuldade para aprender não é normal. Alguns sinais da dificuldade de aprendizagem, conforme salienta a fonoaudióloga Jakliny Scarpi, podem ser percebidos muito cedo. “No entanto, encontramos muitos pais que deixam de investigar precocemente o motivo de tais dificuldades”, expõe.

“Quando estamos diante de uma criança com dificuldade de aprendizagem, precisamos de uma avaliação abrangente para olhar para todos os fatores. Avaliações com uma equipe multidisciplinar devem ser realizadas para que isso ocorra. A avaliação de linguagem e do processamento auditivo são fundamentais”, revela a profissional.

Segundo Jakliny, os sinais e sintomas do TPAC (Transtorno do Processamento Central) podem ser confundidos com outros transtornos de linguagem, da aprendizagem, do desenvolvimento e do envelhecimento.

“Transtorno do Processamento Auditivo Central é a dificuldade em lidar com as instruções que chegam pela audição, ou seja, condição que torna difícil processar os sons no cérebro”, explica a fonoaudióloga. “Esse transtorno está diretamente relacionado à discriminação, memória e percepção auditiva. A maioria das crianças que têm dificuldades escolares apresenta esse tipo de transtorno”, aponta.

Os principais sinais que podem ser apresentados por quem têm TPAC, de acordo com a profissional, são: dificuldade para compreender a palavra e/ou acompanhar um diálogo, demoram mais para responder, dificuldade com a velocidade de fala, problemas na alfabetização, rebaixamento em testes de linguagem, trocas na fala e na escrita quando não é mais esperado. Além de alteração na prosódia, dificuldade em prestar atenção no som alvo, ignorando os ruídos competitivos, dificuldade com canções e rimas, problemas com leitura, ortografia e interpretação.

Para identificar esse transtorno, é fundamental procurar um fonoaudiólogo para realizar a avalição. “Se professores, pais e outros profissionais descobrissem e fornecessem precocemente o tipo certo de ajuda, as chances de a criança desenvolver as habilidades necessárias para levar uma vida bem-sucedida e produtiva seriam muito maiores”, expressa.

A FONOCENTER – Fonoaudiologia avançada está localizada no Shopping Cachoeiro, sala 612/613. Telefones: 999501140/ 35217537.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *