Cuidar da saúde bucal é fundamental da infância até a terceira idade

20

Manter bons hábitos de higiene bucal e realizar visitas regulares ao dentista são medidas fundamentais desde a infância até a terceira idade. Vale lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na saúde integral, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. O assunto é tão importante que anualmente são realizadas campanhas a fim de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.

Na opinião do ortodontista Rodrigo Paes Barreto Marcondes, a criação de campanhas para conscientizar a população para a saúde bucal é de grande valia. “A saúde bucal é de extrema importância para a saúde geral, e hoje em dia a população tem disponíveis muitos dentistas bem formados e acessíveis”, destaca.

Falando sobre as principais doenças bucais que ocorrem por falta de bons hábitos, o dentista relata que nos jovens, há grande incidência de casos de cárie e suas complicações. Já nos adultos, os maiores vilões são os problemas periodontais (na gengiva).

Doutor Rodrigo ressalta o papel fundamental de hábitos simples, que todos deveriam praticar para manter uma boa saúde bucal. “Escovar os dentes, usar o fio dental e visitar um dentista regulamente para que seja detectado qualquer problema inicial são medidas essenciais”, enfatiza.

Quando procurar um ortodontista?

Segundo doutor Rodrigo, a prevenção dos problemas ortodônticos (dentes tortos) começa na gravidez, quando um pré-natal odontológico orienta vários bons hábitos. Depois, quanto mais cedo se detecta e estaciona ou minimiza um problema nas arcadas, mais simples se torna um tratamento realizado no momento correto com resultados estéticos muito superiores. “Um exemplo é que podemos descruzar uma mordida cruzada de uma criança com dois anos”, cita.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *