Doença periodontal é uma das maiores causas de perda dentária

140

Em tempos de sorrisos brancos, reabilitações fantásticas, através de próteses sobre implante, laminados e coroas cerâmicas (figura 01), não poderíamos deixar de falar do tecido gengival. Mas o que é gengiva? “Gengiva é a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar (o osso) e circunda a cervical (colo) do nosso dente. É responsável pela proteção, formando uma barreira à entrada de microrganismos e agentes nocivos aos tecidos mais profundos (o osso; figura 02)”, esclarece doutor Odileno Louzada da Silva, especialista em implantodontia e periodontia.

Mas porque é tão importante cuidar adequadamente e ter uma boa higiene oral? Existe um ditado na odontologia que diz que a saúde começa pela boca. Segundo doutor Odileno, a placa bacteriana é o principal fator etiológico para os problemas gengivais e o sangramento é a evidência de que algo está errado e precisa ser tratado (figura 03).

Outros fatores de risco, de acordo com o especialista, seriam o tabagismo, o bruxismo – caracterizado por travar e ranger os dentes -, trauma oclusal e mecânico (escovação traumática), próteses mal adaptadas e sobre contornos, além do uso de creme dental com agentes abrasivos e outros. (figuras 04, 05 e 06). “Sabemos que se não forem respeitados e observados critérios e limites de manipulação gengival, no futuro, os tratamentos que inicialmente se apresentavam perfeitos poderão apresentar recessão gengival e sangramentos, quando invadido o espaço biológico”, alerta.

O cirurgião-dentista explica que quando a Periodontite – inflamação que atinge todas as estruturas de sustentação que mantêm o dente saudável e no lugar – é a causa da retração gengival, seus danos aos ossos e gengivas são irreversíveis por técnicas tradicionais. “Nestes casos, o tratamento visa a recuperação e manutenção da saúde periodontal, evitando o aparecimento de novas perdas ósseas e recessões teciduais (figura 07)”, elucida.

Siga as orientações

Vale ressaltar que a Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda e trata as doenças que afetam os tecidos que dão suporte aos dentes. Sendo a doença periodontal a maior causadora de perda de dentes em adultos. Todo paciente deve consultar seu dentista regularmente, e aqueles que já foram diagnosticados com doença periodontal devem ter um controle mais severo e seguir corretamente as orientações do periodontista.

 

Foto por Erika Medeiros



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *