Entenda em que casos a prescrição farmacêutica é possível

184
Foto por Erika Medeiros

Muitos acreditam que farmacêuticos não podem prescrever medicamentos. Entretanto, eles podem, desde que seguindo algumas regras importantes. Inclusive, a prescrição farmacêutica é considerada benéfica para o sistema de saúde, tendo em vista que atende às demandas do sistema e contribui para a redistribuição da divisão do trabalho entre os profissionais de saúde. Mas como a prescrição farmacêutica funciona?

Conforme explica a farmacêutica bioquímica Aline Sartori, pós-graduada em farmacologia e prescrição farmacêutica, a prescrição farmacêutica é a seleção e documentação de tratamentos não farmacológicos ou farmacológicos para promover, proteger ou recuperar a saúde do paciente. Trata-se de um ato regulamentado pelo Conselho Federal de Farmácia.

“O farmacêutico está habilitado para prescrever apenas aqueles medicamentos que não necessitam de prescrição médica”, ressalta Aline. “Algumas exceções acontecem caso essa prescrição seja feita após diagnóstico prévio e já esteja prevista em programas e protocolos institucionais”, completa.

Falando sobre as vantagens da prescrição farmacêutica, a profissional explica que a mesma expande para além do médico a responsabilidade pelo manejo clínico dos pacientes. Além disso, promove uma maior cobertura e capacidade de resolução dos serviços de saúde. Vale dizer que essa é uma prática comum em diversos países.

“Medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e qualquer outra classe de substâncias que venham a ser autorizadas pelo órgão sanitário federal podem ser prescritos pelos farmacêuticos devidamente registrados no Conselho Regional de Farmácia e legalmente habilitados”, esclarece Aline, ressaltando que a prescrição pode ser realizada em qualquer ambiente do serviço de saúde, incluindo farmácias, consultórios, centros de saúde e hospitais.

18 anos da Viver!

“Parabéns à Viver! pelos 18 anos de sucesso e informações sobre saúde.

Em cada edição a revista traz novidades através de excelentes entrevistas com os melhores profissionais da área da saúde. Parabéns ao veículo e a todos os seus colaboradores!”.

Aline Sartori – farmacêutica bioquímica

Proprietária das drogarias Novo Parque e Alto Vilage

Tel: 3522-6644/ 99901-7264

E-mail: drogarianovoparque@hotmail.com

Av. José Rosa Machado, 129, Alto Novo Parque – Cachoeiro de Itapemirim -ES



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *