Escola Maple Bear Cachoeiro marca presença quando o assunto é inovação

69

O primeiro dia de aula é uma mistura de sentimentos para os alunos. É a alegria de reencontrar os amigos, contar as aventuras que aconteceram nas férias, a ansiedade para ver a sala nova, os professores e a vontade de saber todas as novidades que esperam por eles durante o ano. Um misto de emoções que todos já sentimos um dia, na nossa versão de estudante.

Pensando nisso, a equipe pedagógica da Escola Maple Bear de Cachoeiro preparou uma volta às aulas ainda mais especial para os alunos. As salas de aula se transformaram em estações de um grande circuito de atividades e os alunos participaram de diferentes oficinas: slime e materiais que estimulam a percepção sensorial, culinária, circuito com atividades físicas, desafios de matemática, jogos manipulativos e on-line, oficina de drone, além de uma estação de dança, com uma mini boate montada em sala de aula.

“A proposta foi oferecer um primeiro dia de aula bem diferente do habitual, mostrando aos alunos a alegria que é tê-los conosco, explorando atividades educativas, lúdicas e apresentando algumas novidades para este ano. Tudo isso fez parte do projeto “Fun to be back” que, como o próprio nome diz, mostra como é divertido estar de volta!”, explica a Diretora da Maple Bear Cachoeiro, Lisis Crespo.

 

Uma parte do Canadá em Cachoeiro

Promover uma educação de alta qualidade, por meio da metodologia canadense, reconhecida mundialmente como uma das melhores, é um sonho que se tornou realidade para Fábio Bortolini, presidente do Conselho da Escola. Há cinco anos, quando foi inaugurada, a Maple Bear Cachoeiro nascia para mudar o conceito de educação no município.

“Somos a primeira escola bilíngue a oferecer um programa por imersão no inglês. Nossos alunos têm contato com a língua inglesa a partir de um ano de idade e, no decorrer da educação infantil, vão sendo alfabetizados em duas línguas. Isso significa que eles aprendem a pensar em dois idiomas. Aqui, eles aprendem em um ambiente imersivo em inglês, desenvolvendo autonomia e confiança, tornando-se independentes a partir de experiências reais”, explica Fábio.

 

Além disso, a metodologia canadense oferece uma forma exclusiva de ensino. O programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte desse conceito, as salas de aula na Maple Bear são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.

 

Equipe multidisciplinar

Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, a escola oferece o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogas, fonoaudióloga, dentistas e nutricionista. “Entendemos que o que a criança aprende e desenvolve na fase da infância vai influenciar para toda a vida.

Por isso, a escola deve ser um ambiente de aprendizado amplo. Dessa forma, quando voltamos nosso olhar para as emoções, a fala, a higiene bucal e a alimentação das crianças, estamos promovendo, de forma consciente, esses cuidados para o resto da vida”, explica Fábio Bortolini.

 

 

 

Foco na sustentabilidade

A sede própria, localizada no bairro São Geraldo, desde a sua construção já trouxe os cuidados com o meio ambiente. “O modelo construtivo gerou pouco resíduo ao meio ambiente e os espaços são amplos e de fácil acesso. As salas de aula foram projetadas para utilizar o máximo da luz solar.

Fazemos a captação de água de chuva, temos um biodigestor que utiliza lixo orgânico para produzir gás que abastece a nossa cozinha e estamos instalando um sistema de energia solar que evitará a emissão de 15,09 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente a preservação de 693 árvores por ano. Por meio desse sistema, implantamos uma Estação de Recarga para veículos elétricos, fazendo da Maple Bear a primeira escola em Cachoeiro de Itapemirim a ter um modelo inovador como este”, relata Fábio.

 

Formando cidadãos para o mundo

Além de oferecer uma segunda língua na grade curricular dos alunos, a Maple Bear Cachoeiro traz possibilidades para as crianças desenvolverem diferentes habilidades. “A tecnologia sempre se fez presente em nossa escola, ainda mais no momento em que vivemos. Nossos alunos têm aulas de robótica e aprendem sobre programação, a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental I.

Este ano estamos trazendo a Escola de Drones, na qual as crianças vão aprender a pilotar, entender como eles funcionam e terão a possibilidade de construir seus próprios drones. Nosso segundo pavimento também está em fase final de ampliação e temos um projeto para implantar um laboratório de cultura maker, oferecendo aos alunos um ambiente totalmente inovador, onde poderão testar suas habilidades”, finaliza.

 

A Escola Maple Bear Cachoeiro está localizada na Rua Amélia Molinaroli Giró, 57 – São Geraldo, Cachoeiro de Itapemirim – ES. Telefone(28) 3027-2838. Site: https://cachoeirodoitapemirim.maplebear.com.br/

Foto por Erika Medeiros



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.