Especialista cachoeirense participa de Congresso Mundial

89

Doutor Roger Luiz de Oliveira Costa, que atua em Cachoeiro como gastroenterologista, coloproctologista e especialista em endoscopia digestiva, participou do 2º Congresso Mundial de Endoscopia Digestiva. O ENDO 2020 foi
realizado de 7 a 10 de março de 2020, no Rio de Janeiro. O médico comanda as clínicas Procto Center em Cachoeiro e Castelo, referências em diagnósticos endoscópicos no Sul do estado, com destaque para os aparelhos de alta definição (HD).

Essa foi a primeira vez que se reuniram especialistas de todo o mundo e das Américas para conectar o mundo da endoscopia. A WEO (Organização Mundial de Endoscopia) uniu forças com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) para sediar a segunda edição deste evento único. A Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (SIED) também se juntou para realizar o 24º Congresso Pan-Americano de Endoscopia Digestiva durante o ENDO 2020.

Para o especialista cachoeirense, que já viajou para assistir a diversos congressos internacionais no decorrer de sua carreira, participar de um congresso mundial sediado em seu próprio país é uma experiência gratificante. “Da minha geração, esse foi o primeiro congresso mundial de endoscopia digestiva no Brasil, e acredito que vai demorar muito para isso acontecer novamente”, menciona.

O objetivo de um evento de tamanho porte é apresentar as novidades da área ao redor do mundo, proporcionando uma troca de conhecimentos ímpar entre especialistas. Um dos pontos altos, na opinião de doutor Roger, foram as transmissões de procedimentos ao vivo para o auditório, realizados em um hospital da Índia, no Hospital das Clínicas de São Paulo e no Hospital do INCA no Rio de Janeiro, sucessivamente.

“Poder observar pacientes sendo atendidos e procedimentos endoscópicos sendo realizados em diferentes hospitais, tudo isso em tempo real e utilizando tecnologia de ponta, sem dúvidas me agregou muito”, relembra o médico. “Foi empolgante ver a realidade, as dificuldades e os resultados obtidos”, completa.

Após sua memorável participação no ENDO 2020, doutor Roger traz na bagagem novos conhecimentos e reforça ainda mais sua determinação em continuar oferecendo o melhor para seus pacientes. “Quando a gente gosta do que faz, está sempre em busca de aprimoramento. A evolução que tenho presenciado na área de endoscopia digestiva durante esses 20 anos de atendimentos em Cachoeiro é palpável”, afirma.

 

A PROCTO CENTER está localizada na rua Konrad Adenawer, nº 30, edifício MED, primeiro andar – bairro Sumaré em Cachoeiro. Os telefones para contato são (28) 3522-4423, 99885-0917 e 99902-3010 (WhatsApp). E-mail: procto_center@hotmail.com.



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *