Ginecologista enfatiza a importância do check-up feminino

503

Qualidade de vida representa um desafio para muitas pessoas. O termo é utilizado para se referir às condições de um indivíduo e engloba a saúde física, mental e espiritual. Para melhorar nossa qualidade de vida, é de suma importância adquirir hábitos saudáveis, valorizando a saúde e a prevenção de doenças.

Nesse contexto, o ginecologista é o médico especializado na saúde da mulher e faz parte de praticamente todas as etapas de sua vida, desde sua primeira menstruação até a terceira idade – dando atenção às nuances de cada faixa etária. Isso porque, conforme explana o ginecologista Marcos Vinício Pinheiro, a prevenção de doenças continua sendo o melhor caminho para evitar problemas e ter uma boa saúde.

O especialista recomenda que pelo menos uma vez ao ano toda mulher consulte seu ginecologista, mesmo que aparentemente esteja tudo bem. Nessa visita, existe uma série de exames que podem ser requisitados, sendo a grande maioria os de prevenção e diagnóstico precoce para uma série de doenças.

O Papanicolau ou citologia do colo do útero é um exame que deve estar no topo da lista de prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas. Trata-se do exame que diagnostica o câncer de colo de útero.

Outro exame de extrema importância na saúde da mulher e que pode ser solicitado pelo ginecologista é a mamografia. O exame é conhecido por sua capacidade de detectar o câncer de mama em estágios iniciais, otimizando as chances de cura da doença. Dependendo do resultado, a paciente pode ser encaminhada ao mastologista.

Ainda falando sobre a mamografia, o especialista enfatiza seu papel fundamental na detecção precoce, que é a chave para o tratamento bem-sucedido do câncer de mama. “A mamografia é a melhor forma de descobrir um nódulo maligno antes que seja detectável pelo exame clínico, embora o autoexame seja importante”, ressalta.

“Tanto o Papanicolau quanto a mamografia devem ser realizados rotineiramente; outros exames laboratoriais ultrassonográficos também são solicitados, de acordo com cada caso”, explica doutor Marcos Vinicio. Já visitou o seu ginecologista esse ano? Se a resposta é não, ainda dá tempo de marcar uma consulta e ficar com a saúde em dia!

 

#todoscontraocâncer

“O grande objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção das pessoas para umas das doenças que mais matam a mulher: O câncer de mama. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura”

 

Dr. Marcos Vinicio Pinheiro – Ginecologista e ObstetraEndereço: Rua Cel. Francisco de Braga, 71 – Guandú, Cachoeiro de Itapemirim. Telefone: (28) 3511-2548

 

Foto: Erika Medeiros



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *