Hidratação e alimentação equilibrada são fundamentais no verão

235
Foto: Erika Medeiros

O calor excessivo pode fazer com que um adulto evapore mais de dois litros de sua reserva de água em 24 horas. Tendo em vista que perdemos muito líquido através da transpiração, a reposição adequada é fundamental. E para isso, é necessário aumentar em pelo menos 30 a 50% a quantidade de líquidos ingerida no verão.

Água e outros líquidos como sucos naturais, chás sem cafeína, leites, iogurtes e água de coco – conforme explana a nutricionista Maria Amélia Grafanassi Moreira – são as melhores opções nesse sentido. Além disso, com uma alimentação variada e equilibrada (proteínas, carboidratos, verduras, cereais e frutas) conseguimos o equilíbrio dos eletrólitos.

Algumas mudanças acontecem no nosso organismo durante o verão, levando à necessidade de adaptações. “Com a elevação da temperatura, nosso organismo precisa manter a homeostasia (mecanismo que possibilita ficarmos com a temperatura entre 36 a 37 graus). Vale lembrar que 60 a 70% do nosso organismo é composto de água (idosos 40% e crianças em torno de 80%), que entre as muitas funções transporta nutrientes, compõe sucos digestivos, lubrifica as articulações e mantem a temperatura corporal”, ressalta a nutricionista.

A profissional relata que a perda de líquidos através do suor pode acarretar queda de pressão, tontura, mal-estar, dores de cabeça, cãibras e desidratação. Assim, a maneira mais saudável de repor estes componentes é com hidratação e alimentação equilibrada. “Devemos também evitar os alimentos muito gordurosos, salgados, frituras, feijoada, embutidos e queijos amarelos, por dificultarem a digestão. O álcool também desidrata e no verão o consumo é elevado; a orientação é ingerir água junto à bebida alcoólica”, recomenda.

Falando sobre os alimentos que devem ser incluídos na dieta durante o verão, doutora Maria Amélia menciona os sucos naturais variados – não usar sucos de caixas e em pó -, água, chás gelados, água de coco, carnes magras, iogurtes preferencialmente sem corantes, frutas, verduras e cereais integrais. “Frutas como melancia, melão, laranja, pera e maçã contêm líquidos e devem ser estimuladas nesta época”, argumenta.

Quanto líquido devo ingerir?

– No verão, adultos devem ingerir em torno de 40 ml de água por quilo de peso.

– Um adulto de 70 quilos deverá ingerir em torno de 2.800 ml de líquidos dia. Lembrando que isso depende da atividade física; quanto mais exercícios, maior a quantidade de líquidos.

– Crianças e idosos devem ter uma atenção especial da família.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *