Homenagem aos profissionais que lutam contra a pandemia da Covid-19

110

Romulo Felippe

romulo@editoraviver.com.br

É certo que 2020 ficará marcado na história, e da forma mais dolorida possível. Como uma guerra de proporções globais, a pandemia ceifou mais de um milhão de vidas em todo o mundo, com cerca de 150 mil vítimas fatais apenas no Brasil. Mas há de se convir que tiraremos algo de bom dessa tragédia: como por exemplo o heroísmo daqueles que lutaram e dos que ainda lutam na linha de frente, contra um inimigo mortal e invisível: a Covid-19.

E nada mais justo, neste outubro no qual celebramos o Dia do Médico, do Dentista, do Fisioterapeuta, do Terapeuta Ocupacional e de outros importantes especialistas, que prestemos todas as homenagens possíveis para nossos heróis e heroínas de branco. Como bem ressalta o cirurgião geral e coloprotoctologista Alcides Barata, “esses profissionais nas trincheiras contra o coronavírus são anjos da guarda a serviço do próximo”.

Presidente da Unimed Sul Capixaba, o pneumologista Leandro Batista enxerga o dom da humanidade nesses corajosos especialistas: “agradecemos a nossos médicos e a equipe assistencial que, com uma jornada intensa, dedicam-se a oferecer um atendimento humanizado, seguro e eficaz aos pacientes com Covid-19. São mais de 110 profissionais na linha de frente cuidando dos clientes Unimed”.

A ortodontista Alécia Louzada vê tais profissionais unindo sentimentos como amor e devoção ao ofício. “Ser profissional de saúde é se doar para fazer de tudo para que o paciente atravesse os medos e dificuldades com coragem e saúde. Quando amamos o que fazemos, em meio a todas as incertezas, permanecemos firmes. Desejo que toda proteção de Deus esteja sobre os profissionais de saúde. Parabéns a todos!”, afirma.

Os cardiologistas Andressa Mussi e Paulo José atentam que são nos momentos difíceis que surge o melhor de nós: “nossas famílias agradecem de coração cada segundo do cuidado, da disponibilidade e do comprometimento de cada um de vocês nessa grande luta. Sabemos que na crise se aflora o melhor de cada um de nós! Obrigado por terem deixado aflorar tanta coisa boa neste grande desafio que é o cuidado da vida de tantos”.

O cirurgião e coloproctologista Gediel Xavier é emblemático quanto ao heroísmo dos médicos e demais profissionais na linha de frente contra a Covid: “esses homens e mulheres não medem esforços nem coragem para, com heroísmo, buscar a todo custo salvar a vida do próximo”. O mesmo pensamento tem o cardiologista Marcelo Maia. “Verdadeiros profissionais que honram a sua profissão. Pessoas que não se acovardaram diante do medo e da instalação do caos”, acredita.

O oftalmologista Paulo Ney Viana Filho anseia por proteção divina para esses valentes especialistas. “Que Deus abençoe todos esses médicos e profissionais que muitas vezes deixaram seus lares, filhos e cônjuges para ir à luta contra a Covid”, afirma. Já a ginecologista e obstetra Rachel Carneiro destaca o esforço heróico dessa turma: “os profissionais da linha de frente são os heróis da vida real, dedicando sua vida para salvar a vida do próximo em meio a um período de medo e incertezas”.

A fonoaudióloga Renata Bandeira é grata por tamanha dedicação no combate à epidemia: “gratidão aos que doam suas vidas em prol do mundo! Se arriscando e mesmo assim se mantendo próximos aos mais necessitados”. Dedicação é a palavra-chave para a nutricionista Renata Bastos: “quero parabenizar a todas os profissionais pelo belíssimo trabalho que fazem combatendo essa doença, com tanta dedicação e amor ao próximo”, destaca.

Para o cirurgião plástico Renato Harckbart, esses especialistas não medem esforços na linha de frente. “Eu parabenizo a sensibilidade deles de cuidar do próximo e também o seu amor e dedicação à profissão arriscando sua própria vida em detrimento da vida alheia”, ressalta. Para a psicóloga Tatielly Bonan é preciso buscar gotas de alegria em meio à dor: “Desejo que em meio a tanta dor e incertezas possam encontrar motivos para sorrir. Saibam que uma multidão está em oração por vocês, clamando por proteção e agradecendo por seus serviços”.

Por fim, o casal de oncologistas José Pulido e Sabina Bandeira aposta no respeito a médicos, enfermeiros e técnicos, entre outros, que combatem o bom combate sem temor algum. “Nosso respeito e admiração por todos que continuaram mesmo quando tudo parou! Em meio ao medo e incertezas vocês permanecem firmes, trabalhando com amor e dedicação em prol da saúde, garantindo um direito fundamental de todos e lutando pela valorização da vida”.

Fotos por Erika Medeiros



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *