Hospitais de Cachoeiro de Itapemirim criam novo plano de saúde

94

Wagner Medeiros Junior

Superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim/ Economista e Especialista em Gestão de Saúde

 

Em breve será lançado em nossa região um novo Plano de Saúde, o Trino Saúde. Este empreendimento é resultado da parceria formada entre o Hospital Evangélico, o Hospital Materno-Infantil Francisco de Assis e a Santa Casa de Misericórdia, como forma de buscar soluções que resultem na sustentabilidade dessas entidades a médio e longo prazos, bem como em ofertar à nossa população novas formas de assistência médica e hospitalar, focada na Valorização da Vida.

Portanto, o Trino Saúde já nasce com cinco hospitais próprios, pois agrega ainda as unidades do Hospital Evangélico nos municípios de Itapemirim/Marataízes e a da Santa Casa de Castelo – Uma estrutura robusta para um Plano de Saúde nascente, com capacidade de resolver aqui na nossa região quase a totalidade dos problemas de saúde das pessoas, haja vista que agrega diversos serviços de qualidade reconhecida, excelentes profissionais médicos e largos anos de experiência. Por isto, começa com a maior estrutura própria da nossa região.

O Trino Saúde não foi pensado para confrontar com outros planos de saúde, nem pretende a hegemonia do mercado, mesmo porque o Plano não terá finalidade lucrativa. Todo resultado porventura obtido será revertido em partes iguais entre cada uma das entidades, seja em medicamentos, obras ou outros insumos, para suprir os déficits gerados pelos atendimentos ao Sistema Único de Saúde, o SUS. É claro que nenhum outro plano tem esse comprometimento com os hospitais filantrópicos da cidade, pois o objetivo central deles é sempre o negócio, o lucro. O Trino, pelo contrário, já nasce com comprometimento social altruísta, verdadeiramente grande.

A prioridade inicial será dada para os próprios colaboradores dos hospitais fundadores, de modo a valorizá-los. São estes hospitais os maiores formadores de mão de obra especializada. Assim, tal iniciativa contribuirá com a maior fidelização de cada um deles e evitará o alto custo da rotatividade de pessoal. Observa-se que atualmente nossas entidades perdem muitos de seus colaboradores para unidades com fins lucrativos, pela falta de um plano próprio de saúde.

Pretende-se também, que o Trino Saúde possa oferecer preços mais acessíveis e justos a todos, pelas razões acima mencionadas. Outro ponto importante que beneficiará os usuários dos planos ambulatoriais é que eles terão acesso direto à internação pelo SUS, sem necessidade de aguardar em filas de espera e de serem obrigados a deslocamentos para localidades distantes.

Atualmente, os hospitais filantrópicos da cidade recebem os pacientes dos planos ambulatoriais com finalidade de lucro para internação pelo SUS. O resultado é que enquanto estes últimos ganham, os primeiros são obrigados a amargar prejuízos das internações, quando são necessários procedimentos caros, muitas vezes de alto custo.

Quanto à assistência, o Trino Saúde inicia as suas atividades com a mentalidade voltada para o cuidado integral das pessoas, ou seja, como foi dito acima: Valorizando a Vida. Por essa razão, cada indivíduo terá um médico de referência, que acompanhará o seu estado de saúde, zelando pela prevenção de doenças. Pretende-se, com isto, um atendimento altamente personalizado e humanizado, onde o cidadão é visto como pessoa e não como um objeto de consumo para obtenção de lucro.

A sede do Trino Saúde será no prédio do Perim Center, no bairro BNH. Mas logo também estará no centro da cidade e em outros municípios, com novas unidades. Tudo isto vem sendo cuidadosamente estudado, de modo a manter o foco na qualidade do atendimento às pessoas, com muita dedicação e profissionalismo. Assim, pode-se dizer, por fim, que o Trino Saúde vem para fazer parte de nossas vidas, que veio definitivamente para ficar.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *