Já ouviu falar em Positive ageing ou envelhecimento positivo?

82
A dermatologista Martha Proença – foto por Erika Medeiros

Existe uma máxima que diz que o envelhecimento é inevitável, porém, “tornar-se velho” é algo opcional. O termo “envelhecimento positivo” se refere a isso! Conforme explana a dermatologista Martha Proença, os avanços da medicina e, especificamente da dermatologia, proporcionam a possibilidade de prevenir e contornar os efeitos negativos do passar dos anos. 

“O conjunto dessas atitudes e medidas está sendo chamado pelo termo técnico em inglês “prejuvenation” (algo como prevenção e rejuvenescimento)”, menciona doutora Martha. “Existem muitos exageros e esquisitices por aí quando se trata de procedimentos estéticos! O elegante é manter a naturalidade. É estar bem para a própria idade, com uma aparência mais disposta e saudável”, argumenta. 

É consenso entre os especialistas de que agir preventivamente pode nos ajudar – e muito – a envelhecer de forma positiva. “E é por essa razão que orientamos alguns cuidados e pequenas intervenções antes do dano se instalar na pele. Exemplo disso é a aplicação de Botox em pessoas mais novas, mas que já têm muitas rugas de expressão, antes que estas acabem marcando, vincando o rosto”, aponta a especialista.

Ainda segundo a médica, é possível ter uma pele saudável, hidratada e cheia de vitalidade. Alguns cuidados com seus hábitos, como usar protetor solar diariamente, estabelecer uma boa alimentação, ter uma atenção com a sua pele e com os produtos que utiliza, vão fazer toda a diferença anos à frente – orienta. 

“O resultado de tudo isso fica evidente quando olhamos mulheres maduras que conseguem manter o frescor da juventude de forma harmônica e natural, sem querer passar uma imagem artificial, que não condiz com sua idade. Afinal o que todos buscamos é envelhecer bem, envelhecer positivamente, não é mesmo?”, completa.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *