Novo presidente da Unimed: “maior desafio de toda a minha carreira”

425

A Unimed Sul capixaba começou o ano sob nova direção. Tomando posse no dia 23 de fevereiro de 2018, numa sexta-feira, o pneumologista Leandro Baptista Pinto passou a atuar como diretor presidente da cooperativa. Junto com ele, mais cinco médicos passaram a integrar a nova diretoria executiva para o ciclo que vai de 2018 a 2022.

Para doutor Leandro, trata-se de um novo desafio em sua carreira, tendo em vista que a Unimed Sul capixaba conta hoje com 436 médicos cooperados, 744 colaboradores e 81 mil clientes. Dar continuidade aos bons projetos desenvolvidos nas gestões anteriores, com destaque para a construção do novo Hospital Unimed, está entre os principais focos do novo gestor.

Viver! – Doutor Leandro, você é reconhecido no Sul do estado pelo ótimo trabalho desenvolvido na pneumologia. Como está encarando esse novo desafio em sua carreira, agora como principal gestor na Unimed Sul capixaba?

Dr. Leandro: Sem dúvida, será o maior desafio da minha vida. E, vale ressaltar, são os desafios que nos movem, que nos levam mais longe. Conto com uma equipe de gestores qualificada, motivada e com grande experiência na saúde suplementar. É uma honra representar 436 médicos cooperados, liderar uma equipe de 744 colaboradores e buscar a satisfação dos nossos mais de 81 mil clientes.

Viver! – Em linhas gerais, podemos dizer que o médico em si já é um grande gestor, pois os médicos que presidiram a cooperativa fizeram um excelente trabalho. Temos também exemplos de muitos médicos que diversificam suas funções, como empresários. Qual a sua opinião a respeito?

Dr. Leandro: A gestão da Unimed Sul Capixaba é profissional, e o nosso grande mérito é dar sequência aos bons projetos desenvolvidos nas gestões anteriores. Todos os ex-presidentes deixaram sua marca e contribuíram para o desenvolvimento da cooperativa. No novo mercado em que vivemos, o preparo técnico vem assumindo um peso cada vez maior. Junto com alguns cooperados da Unimed Sul Capixaba, fiz MBA de Gestão em Saúde pela Fundação Unimed, o que me ajuda muito, desde a gestão anterior, na qual atuei como diretor financeiro, nas decisões estratégicas sobre o negócio.

Viver! – Sabemos que os mandatos do doutor Pedro Scarpi foram marcados pela evolução e pelo crescimento da Unimed Sul capixaba. Qual a análise que você faz do seu antecessor?

Dr. Leandro: O doutor Pedro Scarpi é um exemplo para mim. Muito além do legado que deixou para a nossa cooperativa, sendo um líder exemplar, ele contribuiu compartilhando conhecimento, tendo determinação em seus propósitos e envolvendo todos na sua administração. Assim, possibilitou não somente o desenvolvimento da Unimed Sul Capixaba, mas ajudou a formar novas lideranças que, com certeza, irão seguir seu exemplo.

Viver! – Como você projeta o seu mandato? Quais são as principais iniciativas que pretende tomar como presidente da Unimed Sul capixaba?

Dr. Leandro: Meu mandato termina em 2022. O principal objetivo é dar sequência aos projetos discutidos e aprovados no nosso planejamento estratégico, como o Projeto do Idoso, Saúde Corporativa e Compliance, dentre outros.

Viver! – Sem dúvida alguma, o novo hospital é a menina dos olhos da cooperativa. Qual é a projeção de inauguração? O que você pode adiantar para nossos leitores sobre o andamento do projeto?

Dr. Leandro: Um dos nossos principais projetos é colocar em efetivo funcionamento a primeira fase do novo Hospital Unimed. O valor estimado do investimento é de R$60 milhões e esta nova unidade será capaz de atender procedimentos de média e alta complexidades. É um modelo de construção inovador no Sistema Unimed, por meio de um Fundo Imobiliário, onde médicos cooperados, clientes, prestadores e empresários podem se tornar investidores e receber um aluguel por 20 anos, em contrato, referente ao valor investido em cotas. As pré-reservas estão abertas, já tendo o Fundo mais de 100 investidores. A administradora é a Rio Bravo, empresa que possui a maior experiência no Brasil na gestão de Fundos Imobiliários. As obras iniciam após a captação deste montante, com previsão de conclusão em 24 meses.

O objetivo principal do novo Hospital Unimed é oferecer uma melhor assistência em saúde aos nossos clientes com qualidade, segurança e conforto. Contribuiremos com este empreendimento, também, para a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim e do Sul do Estado do Espírito Santo. Haverá um amplo estacionamento com 400 vagas. Para o cooperado, será mais um local de trabalho, com uma estrutura ainda mais avançada.

Viver! – A Unimed Sul capixaba é, de longe, uma das melhores cooperativas médicas do Brasil, principalmente em termos de contas sanadas e projeções de crescimento. O que os usuários e cooperados podem esperar da Unimed Sul Capixaba daqui para a frente?

Dr. Leandro: Os clientes podem esperar um compromisso da gestão na oferta de um atendimento pautado na cordialidade, mais humano, ágil, seguro e com elevada qualidade. Nossos cooperados, que são os sócios do negócio, são uma peça-chave para garantir essa identidade. Buscaremos um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento de uma excelente prática médica e uma remuneração adequada alinhada com a sustentabilidade da cooperativa.

Viver! – Como você enxerga o nível qualitativo das saúdes privada e pública em Cachoeiro e na região Sul do estado? A Unimed Sul Capixaba pretende estender as parcerias com hospitais e afins?

Dr. Leandro: A Unimed Sul Capixaba tem parcerias importantes com todos os hospitais de Cachoeiro e vários outros no Sul do estado. Entendemos que essa interação é fundamental para garantir uma melhor assistência à saúde para toda a população da região, pois atuamos em 30 municípios. Vamos estreitar essas parcerias e realizar ações conjuntas de promoção de saúde com várias prefeituras. A primeira delas será a Prefeitura de Cachoeiro, por meio do Programa do Idoso.

Viver! – Para finalizar, gostaríamos que você deixasse uma mensagem para os leitores da Viver!, tendo em vista o cenário da economia e de estarmos num ano de eleições para presidente.

Dr. Leandro: Precisamos acreditar no Brasil, no nosso Estado e na nossa região, principalmente. Estamos confiantes em um cenário econômico mais favorável, apesar das incertezas políticas. Afinal, é na adversidade que também surgem grandes oportunidades. Estamos comprometidos em contribuir para o fortalecimento econômico de Cachoeiro e do Sul do estado, investir e crescer com sustentabilidade. É isso que buscamos em 2018 e já nos mobiliza.

A nova diretoria

Além da nomeação do doutor Leandro Baptista como diretor presidente, também integram a nova diretoria outros cinco especialistas da região Sul capixaba. “O Conselho de Administração para essa gestão foi renovado, e possui ex-diretores e lideranças com experiência para contribuir para as principais questões e avanços da Unimed Sul Capixaba”, revela o gestor. A nova equipe é formada da seguinte forma: doutor Gediel Teixeira Xavier, diretor de recursos próprios; doutor Luiz Sérgio Ervatti, diretor de mercado; doutor Gil Gonçalves Azeredo, vice-presidente; doutor Fernando Lemgruber Prado Costa, diretor financeiro; e doutor Abel Sant’Anna Júnior, diretor de provimento em saúde.



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *