Nutrição: muito além da estética e do desempenho esportivo

274

A nutrição é uma ciência que visa a manutenção da saúde, preservação e tratamento de doenças e desiquilíbrios metabólicos, além de favorecer o desempenho nas atividades físicas. Age, também, na preservação do envelhecimento, melhoria da qualidade de vida, sono, disposição, cognitivo e bem-estar, dentre outros benefícios – conciliando adequação de nutrientes e prazer na alimentação.

“Atualmente, a grande maioria das pessoas procura o profissional nutricionista por estética e/ou desempenho físico e esportivo, mas o papel deste profissional vai muito além”, revela a nutricionista Maria Amélia Grafanassi. “Abrangemos nos atendimentos as necessidades nutricionais em todas as fases da vida, ou seja, desde a gestação, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, diz.

Pacientes acamados e portadores de doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, dentre outras, necessitam de uma alimentação mais especializada a cada caso. Segundo a nutricionista, nas diversas patologias a nutrição é parte fundamental do tratamento, como, por exemplo: diabetes, esteatose hepática, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados), hipertensão, gota, doenças renais, cirrose hepática, câncer, desnutrição, HIV, doença celíaca, doença de Crohn, constipação intestinal e diarreias crônicas, dentre outras.

“No tratamento de alergias e/ou intolerâncias alimentares a nutrição é praticamente 100% do tratamento, como na doença celíaca, intolerância ao trigo e ao leite, esofagites cosinofílicas, e outras”, explica a profissional, que acrescenta: “Quanto à obesidade, existem várias estratégias de emagrecimento, mas vale lembrar que a reeducação alimentar com modificações também na família são as mais saudáveis e duradouras”. “Com todas essas indicações, procurar um nutricionista fará grande diferença com tratamentos dietoterópicos adequados a cada caso”, completa.



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *