O apoio das doulas aumenta as sensações de bem estar da mãe

138

Você conhece o trabalho de uma Doula? A principal função dessa profissional é dar suporte físico e emocional à gestante em trabalho de parto. Ela também pode ajudá-la com informações sobre a gestação, parto e período puerperal. Seus atendimentos são antes, durante e depois do parto, em domicílio para saber como a mamãe e o bebê estão.

Conforme explicam as doutoras Ariany Fernandes e Emanueli Arcanjo, que atuam como Doulas em Cachoeiro, durante o trabalho de parto seu papel envolve orientar a mulher a assumir a posição que mais lhe agrade durante as contrações; favorecer a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade; auxiliar na utilização de técnicas respiratórias, massagens e banhos mornos, bem como orientar a mulher sobre os métodos para o alívio da dor que podem ser utilizados, se necessários.

Outro passo importante nesse trabalho é estimular a participação do marido ou companheiro em todo o processo. Além disso, a Doula apoia e orienta a mulher durante todo o período expulsivo. A atuação da Doula durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O apoio profissional recebido durante o trabalho de parto e pós-parto aumenta as sensações de bem estar da mãe, o que ajuda a combater a depressão pós-parto”, revelam as profissionais. “É importante entender que a Doula não interfere em nenhuma conduta médica. Doula não é parteira e nem substitui a presença do pai ou acompanhante durante o trabalho de parto”, esclarecem.

Vale ressaltar que além de Doulas capacitadas, as doutoras Ariany Fernandes e Emanuelli Arcanjo são fisioterapeutas, tendo como diferencial nos seus atendimentos o conhecimento de todas as alterações biomecânicas que ocorrem no período gestacional, a fim de favorecer às gestantes vivenciar o trabalho de parto com conforto e segurança.

O objetivo, de acordo com as Doulas, é adotar com a paciente exercícios que estimulem a descida do bebê em posições verticais, tais como a caminhada, exercícios de cócoras, e na bola de Pilates, tendo em vista que estes treinamentos aumentam o diâmetro da pelve, auxiliando na descida do feto. Além de recursos de alívio de dor, sem introdução de meios farmacológicos, como o recurso da termoterapia, o uso de estimulação elétrica transcutânea (Tens) e exercícios respiratórios.

 

Benefícios de ter uma Doula no parto

 

Diminuição na utilização de ocitocina; Diminuição dos riscos de cirurgia cesariana; Aumento na probabilidade de um parto vaginal espontâneo; Diminuição na utilização de qualquer medicação para o alívio da dor; Diminuição do pedido de analgesia; Diminuição no risco de estar insatisfeito com a experiência do nascimento; entre outros.

 

O Involve Doula está localizado na Rua João Satiro de Almeida, 40, Jardim América – Cachoeiro de Itapemirim. Telefone: (28) 998838152

Instagram: @manuarrcanjo e @arifisioterapiapelvica

Foto por Erika Medeiros



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *