Oftalmologista premiado enumera hábitos para garantir a saúde dos olhos

52

Uma visão plena e saudável, caracterizada por uma boa acuidade visual, nos possibilita executar as mais diversas atividades na vida pessoal e profissional com mais facilidade. De acordo com dados do IBGE, entretanto, mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de limitação na visão. O check-up oftalmológico é de extrema importância para a manutenção da saúde dos olhos. Alguns hábitos também podem ajudar nesse sentido.

De acordo com o oftalmologista Paulo Ney Viana Filho, uma das medidas é evitar o mau hábito de coçar e esfregar os olhos. “A região dos olhos é uma estrutura sensível e a pressão pode causar lesões, danificar a córnea e até doenças mais graves, além de promover a transmissão de infecções e bactérias para nossos olhos, ocasionando problemas como a conjuntivite”, expõe.

Outro hábito fundamental é utilizar óculos de sol, a fim de proteger os olhos da radiação solar, evitando que se desenvolvam doenças causadas por raios UVA e UVB. Mas, atenção: conforme alerta doutor Paulo, a compra de óculos de sol sem proteção UV está entre os principais fatores que têm elevado o número de pessoas com problemas de visão no país. Portanto, óculos apenas com garantia de proteção.

Algo que parece simples, mas que pode acabar sendo negligenciado devido a correria do dia-a-dia, é realizar uma higienização minuciosa da região dos olhos (pálpebra, cílios e cantos). Tal medida ajuda a evitar irritações ou até mesmo uma possível conjuntivite. Para quem usa lentes de contato, a dica é higienizar as mãos antes e depois de colocá-las, evitando a transmissão de infecções e bactérias para os olhos.

Outra atitude orientada pelo especialista é evitar o excesso de glicose no sangue, que pode levar a sérios problemas, como a retinopatia diabética. Piscar com frequência é uma dica para evitar a chamada síndrome da visão de computador e seus sintomas, como o olho seco. Uma boa alimentação e boas noites de sono também são medidas essenciais à uma saúde plena, o que inclui a saúde ocular.

De acordo com o oftalmologista, entre as doenças oculares mais prevalentes no Brasil estão a miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Trata-se de problemas que podem ser facilmente corrigidos com o uso de óculos e com o acompanhamento oftalmológico regular. “Atualmente dispomos de alta tecnologia a favor do diagnóstico precoce e tratamento de diversas patologias oftalmológicas”, elucida o médico.

Um exemplo dos avanços na oftalmologia destacado por doutor Paulo Ney é a cirurgia refrativa, conhecida como o procedimento de correção de miopia e astigmatismo. “Esse procedimento pode ser a solução para muitos indivíduos que utilizam óculos ou lentes de contato e que querem parar de usá-los. Com duração de poucos minutos, as técnicas modernas utilizam apenas laser para correção da visão, oferecendo um pós-operatório cada vez mais tranquilo”, completa.

Oftalmologista premiado

Um dos pioneiros na oftalmologia sul capixaba, doutor Paulo Ney Viana sempre buscou inovar em termos de técnicas e tecnologia de ponta, trazendo o que há de melhor em grandes centros para Cachoeiro de Itapemirim. Seu trabalho árduo gerou frutos, resultando alta credibilidade e confiança de centenas de pacientes.

Alguns dos destaques são a aquisição do laser extremamente moderno chamado Pascal e do Verion Guide System, um sistema para indicar lentes especiais para cirurgia de catarata, a fim de diminuir a necessidade dos óculos. Outra conquista que se destaca é o Centurium, equipamento muito avançado na cirurgia de catarata.

Este ano, doutor Paulo Ney Viana Filho foi premiado liderando a categoria oftalmologista no Prêmio Vida Capixaba, premiação que homenageou empresas que foram destaque empresarial em Cachoeiro de Itapemirim em 2022. A cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio aconteceu no Jaraguá Tênis Clube na noite de 09 de novembro. Reconhecimento super merecido!

 

O consultório oftalmológico Dr. Paulo Ney Vianna Filho está localizado na Rua Dr. José Paes Barreto, 6, 3º andar – Centro – Cachoeiro de Itapemirim. Agendamentos através dos telefones (28) 3199-0022 e WhatsApp 99955-2022.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *