Ortopedista fala sobre avanços na área e a busca por conhecimento

31

Dr. Antonio Alexandre Ferreira – Foto por Erika Medeiros

Dr. Antonio Alexandre Ferreira (CRM SP 91560 e CRM ES 17922) é graduado em medicina pela Unicamp em 1997. A residência em ortopedia e traumatologia foi realizada na mesma instituição. Possui título de especialista pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Também conta com uma especialização em cirurgia de coluna pela Unicamp e estágio no Centre Aquitain du Dos, Bordeaux, França.

Com 24 anos de medicina na bagagem, muito investimento em educação continuada e uma grande experiência no tratamento de doenças da coluna vertebral, atualmente o especialista escolheu Cachoeiro de Itapemirim – cidade que é referência em ortopedia e traumatologia na região Sul capixaba – para dar continuidade ao trabalho que vem desempenhando, desde casos simples até os mais complexos. Confira a entrevista!

 

Viver! – Primeiramente, fale um pouco sobre a escolha da especialidade médica. Que fatores o levaram a escolher a Ortopedia?

Dr. Antonio Alexandre: Escolhi a ortopedia por ser uma especialidade cirúrgica e dinâmica com possibilidade de atendimento de crianças, adultos e idosos. E também por ser uma área em constante evolução tecnológica aplicada à biomecânica com o objetivo de preservar os movimentos, seja em casos de fraturas ou doenças ortopédicas.

Viver! – Falando sobre sua carreira, que experiências gostaria de destacar, ao longo dessa jornada de mais de duas décadas de medicina?

Dr. Antonio Alexandre: Trabalhei pelo SUS no Hospital Estadual de Sumaré (HES Unicamp), onde fui responsável pelas cirurgias de coluna da ortopedia de 2001 até 2019. Fiz consultório e cirurgias de coluna em Campinas e região de 2002 a 2021. Durante todos esses anos sempre investi em educação continuada, realizando cursos no Brasil e no exterior, aprendendo novas técnicas para tratar as doenças da coluna como deformidades (escoliose e cifose), fraturas, doenças degenerativas (hérnias de disco e estenose) e, atualmente, em técnicas minimamente invasivas da coluna.

Viver! – O que o trouxe a Cachoeiro de Itapemirim e o que você poderia falar sobre o grande crescimento desse município da região Sul capixaba em sua área de atuação?

Dr. Antonio Alexandre: Minha vinda a Cachoeiro está relacionada com a mudança para as montanhas capixabas em busca de qualidade de vida para mim e minha família. Porém, como minha área (cirurgia da coluna vertebral) é muito específica, preciso de um grande centro com infraestrutura e suporte para realizar os procedimentos, e encontrei em Cachoeiro essa estrutura. Além disso, a cidade é referência em ortopedia e traumatologia para toda a região Sul capixaba, permitindo atuar tanto em casos simples quanto os mais complexos.

Viver! – Qual será o foco da sua atuação profissional em Cachoeiro? Conte seus planos para o futuro profissional a médio e longo prazo.

Dr. Antonio Alexandre: O foco de atuação será em doenças da coluna vertebral. Tenho uma grande experiência em tratamento de escoliose e doenças degenerativas da coluna e atualmente estou me dedicando à cirurgia endoscópica de coluna, que permite abordagens com mínimo dano tecidual às estruturas da coluna. Na verdade, meu objetivo no tratamento de doenças da coluna é ser o mínimo invasivo possível, oferendo tratamento conservador (não cirúrgico) ou cirurgia de acordo com a necessidade de cada paciente, usando a técnica mais adequado a cada caso.

Viver! – Por fim, que dicas você poderia dar para a população em geral, a fim de manter a saúde ortopédica em dia?

Dr. Antonio Alexandre: Minha dica para população em geral é sobre a importância da realização de atividades física. Uma boa musculatura protege e fortalece as articulações, previne osteoporose e garante qualidade de vida na terceira idade. Comer bem, dormir bem, realizar atividades com fortalecimento muscular e alongamentos vai nos ajudar a chegar aos 100 anos com a cabeça boa e o corpo forte.

 

Dr. Antonio Alexandre Ferreira atende na Clínica dos Acidentados, localizada na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, 226, Gilberto Machado – Cachoeiro de Itapemirim. Telefone para agendamento: (28) 3521-5766. Em Vargem Alta, os atendimentos são realizados na Hemoclin, localizada na Rua Nestor Gomes, 284, Centro. Agendamentos através dos números (28) 3528-1483 e 99905-8800.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *