Os cuidados ortopédicos fundamentais na musculação ou crossfit

17

Foto por Jonathan Lessa

A prática de atividades físicas é fundamental para ter uma vida saudável. Entre os benefícios provocados pelo exercício está o bem-estar físico — pois ele resulta em perda de peso e melhora o tônus muscular — e o bem-estar mental, pois libera endorfina, substância que gera prazer durante e após a prática.

“Assim, evitar lesões causadas por exercícios físicos é uma preocupação que deve ser constante durante a prática”, relata o ortopedista Luciano Brasil, da clínica Ortortrauma. “Afinal, algo tão benéfico para a sua vida pode se transformar em uma fonte de dores e problemas se executado de maneira inadequada”, completa.

O especialista faz um importante alerta: o aumento de matrículas em academias para a prática da musculação e do crossfit tem se refletido no crescimento do volume de pacientes nas clínicas ortopédicas. “É bastante expressivo o número de pessoas que sofrem lesões, principalmente por dois motivos: nunca se consultaram com um especialista para avaliar suas articulações ou tratar lesões e, segundo, não recebem ou solicitam supervisão profissional adequada nas academias”, explica.

Conforme orienta doutor Luciano, é fundamental conhecer as próprias condições físicas antes de iniciar a prática de exercícios físicos ou esportes de impacto. Ele salienta que, muitas vezes, a prática da atividade física deve ser individualizada. “A busca por bons profissionais como ortopedistas, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas é importante para lidar com os praticantes de musculação e crossfit”, ressalta.

Postura adequada

Um cuidado fundamental diz respeito ao uso dos equipamentos da academia. Se não forem utilizados com a postura adequada, podem causar lesões e consequências graves para a saúde. Por isso, é importante que os aparelhos estejam sempre ajustados e em boas condições de uso. Vale ressaltar que, antes e depois de uma atividade física é muito importante fazer alongamentos. Eles reduzem o risco de lesões e aliviam as dores.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *