Placa bacteriana nas crianças pode ser controlada com escovação

305
Foto por Erika Medeiros

A placa bacteriana, também chamada de biofilme, é um acúmulo de microrganismos nas superfícies dentais formando colônias bacterianas distintas. O livre acúmulo de placa nas superfícies dentais, conforme ressalta a odontopediatra Patrícia Alochio, pode levar à dissolução de estruturas mineralizadas. Consequentemente, podem ocorrer a cárie dental e gengivite.

“A placa bacteriana é também conhecida como uma massinha que aparece nos dentes, a qual podemos sentir ao passar a unha. Na odontopediatria é comum ouvirmos das mães esse relato”, expõe a especialista. Falando sobre as características do problema, ela explica que o esmalte do dente na presença de placa perde o brilho, resultando num sorriso amarelo e opaco.

Conforme explana doutora Patrícia, o controle da placa nas superfícies dentais deve ser realizado através da escovação dental e do uso do fio dental diariamente, após a erupção (nascimento) dos primeiros decíduos. “Embora o ato de escovar os dentes e usar fio dental possam ser realizados pela criança, o objetivo principal deve ser focado no responsável”, aponta.

Isso porque, conforme argumenta a odontóloga, na primeira infância, apesar de muitas crianças já tentarem realizar a escovação dentária sem ajuda de um adulto, elas ainda não possuem um desenvolvimento motor suficiente para uma boa remoção da placa. “Os pais devem realizar a escovação de seus filhos até a idade escolar”, orienta.

Porém, isso não significa que a criança deva ser reprimida ao fato de querer escovar os dentes. Muito pelo contrário – revela a odontopediatra – a conscientização da criança a respeito dos cuidados com a saúde bucal, mesmo nos primeiros anos de vida, deve ser incentivada como uma estratégia de introdução precoce de atitudes mais saudáveis. “O que deve ser enfatizado, nesse caso, é que a limpeza deve ser complementada por um adulto”, frisa.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *