Presidente da Unimed Sul fala sobre medidas adotadas na Covid-19

87

Dr. Leandro Baptista, médico pneumologista e presidente da Unimed Sul Capixaba, fala à Viver! sobre a mobilização do Comitê de Crise para atuação durante a pandemia, deixa mensagem para a linha de frente e reforça sobre cuidados preventivos. Outro assunto em pauta é a inauguração do novo hospital da Unimed. Confira!

 

Viver!: Estamos vivendo um momento delicado e de grande impacto na saúde mundial. Como a equipe da Unimed Sul Capixaba se preparou para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus?

Dr. Leandro Baptista – Mobilizamos o nosso Comitê de Crise, formado por funcionários de diversas áreas e adotamos uma série de medidas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e as orientações de outras entidades, para atravessarmos esse momento com segurança e o cuidado com a saúde de clientes, cooperados e colaboradores. O Hospital Unimed, no bairro Gilberto Machado, teve uma ala preparada exclusivamente para o atendimento a Coronavírus, inclusive com um Ambulatório de Síndrome Gripal.

Criamos também um canal específico para esclarecer dúvidas e orientar nossos clientes sobre o atendimento (28 – 2101-6302). Suspendemos as cirurgias eletivas e estamos realizando apenas consultas que não podem esperar, mantendo as medidas protetivas, no Centro de Especialidades da Unimed (CEU). O cliente confia que a Unimed Sul Capixaba vai prestar a melhor assistência possível durante a pandemia. É para isso que estamos trabalhando.

 

Viver!: Como presidente institucional e médico, o que poderia dizer sobre a importância da atuação dos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde na luta contra a covid-19?

Dr. Leandro Baptista – Em todo o mundo, os profissionais de saúde vêm trabalhando incansavelmente no combate à Covid-19. Diariamente, se expõem e aceitam os riscos inerentes à profissão, o que deve ser valorizado por toda a sociedade. Temos família e estamos passíveis à contaminação, por mais cuidados preventivos que tomemos. Mas também temos um compromisso social de cuidar e zelar pela saúde do próximo.

 

Como especialista em pneumologia, que conselhos você gostaria de dar para a população que faz parte do grupo de risco, em termos de medidas preventivas?

Dr. Leandro Baptista – O grupo de risco está mais vulnerável à doença por possuir o sistema imunológico mais fraco. Em termos de medidas preventivas, entretanto, os cuidados são os mesmos que deve ter a população em geral, para reduzir o risco de contrair ou transmitir a Covid-19, como evitar aglomerações, não compartilhar objetos pessoais, lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, entre outras.

 

Devido à situação atual, foi necessário cancelar a inauguração do novo hospital da Unimed em Cachoeiro. Apesar disso, quais são os planos para o funcionamento da unidade? O que a população pode esperar, em especial, no atendimento a possíveis casos de covid-19?

Dr. Leandro Baptista – A cerimônia oficial de inauguração do novo Hospital Unimed foi suspensa temporariamente para evitar aglomerações, mas a unidade começou a operar no dia 30 de março. Inicialmente, o atendimento será com a UTI e pacientes internados (clínicos e cirúrgicos), para gradativamente serem colocados em funcionamento mais leitos para internações clínicas, intensivas e cirúrgicas. Por causa da pandemia, a UTI e os pacientes que puderem ser transportados da unidade atual, no bairro Gilberto Machado, foram transferidos para o novo hospital, a fim de liberar leitos para clientes de Covid-19, que é a nossa prioridade neste momento.

 

Gostaria de deixar uma mensagem para a equipe Unimed Sul Capixaba, que está atuando com dedicação frente à pandemia?

Dr. Leandro Baptista – A mensagem que deixo é que reconhecemos a dedicação de cada um nesse momento tão delicado para a saúde mundial. Todo nosso esforço será recompensado ao sabermos que contribuímos na linha de frente para salvar vidas e promover mais saúde.

 



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *