Progama Dentistas do Bem conta com 115 dentistas voluntários

254

Fundada em 2002, a Turma do Bem (TdB) é uma OSCIP que presta atendimento odontológico gratuito a jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência. Os atendimentos são feitos através do trabalho voluntário de mais de 17,4 mil Dentistas voluntários no Brasil, América Latina e Portugal. Atualmente, a TdB gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

O Dentista do Bem é o principal programa da TdB, e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e adolescentes de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. São selecionados os jovens e adolescentes com problemas odontológicos mais graves, que estejam com dor, os mais pobres e mais próximos do primeiro emprego.

Os dentistas também realizam a triagem desses jovens em instituições e escolas de sua região. A TdB faz a ligação entre o jovem beneficiado, sua família, a escola e o cirurgião-dentista voluntário e ainda realiza o acompanhamento dos atendimentos. Até 2018, cerca de 73 mil jovens e adolescentes já foram encaminhados às cadeiras dos mais de 17 mil Dentistas do Bem.

Em Cachoeiro de Itapemirim os trabalhos da TdB tiveram início em 2011 com apenas oito voluntários. Hoje a cidade conta com 115 dentistas voluntários, dois laboratórios de prótese e três clínicas radiológicas. Além dos cirurgiões-dentistas, psicólogos e fonoaudiólogas estão envolvidos no programa dentro da cidade. “Desde 2011, 489 jovens e adolescentes já foram examinados em 30 triagens realizadas”, diz a dentista voluntária e coordenadora do Projeto em Cachoeiro, doutora Rosemary Marqueti.

Todo ano, a Turma do Bem realiza um evento onde dentistas voluntários participam representando suas cidades. Este ano o GRAAC e a Turma do Bem vão realizar juntos o maior evento voluntariado do pais: A Virada da Virada, que acontecerá de 23 a 25 de novembro com experiências práticas, exposições e palestras que provocarão reflexões sobre seu propósito e como o voluntariado pode expandir seu pensamento. Este ano representarão Cachoeiro no evento os voluntários dentistas Dr. Antônio Fim, Dra. Fernanda Carneiro Soares Siqueira, Dra. Juliana Lustosa Fachetti e a dentista voluntária e coordenadora Dra. Rosemary Marqueti.

 

Programa Apolônias do Bem

 

A Turma do Bem também desenvolve desde 2012 o Programa Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. O programa já garantiu atendimento a 1.100 mulheres cisgênero e transgênero de todo o Brasil. Nossas beneficiárias são selecionadas por meio de triagens. São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP (sigla em inglês que significa “Perfil de Impacto de Saúde Oral”) mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional.

O programa faz parte da “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que convoca governos, sociedade civil, organizações de mulheres e de jovens, setor privado, mídia e todo o sistema da ONU a unir forças para erradicar o fenômeno global da violência contra mulheres e meninas. “Nosso objetivo agora é desenvolver também o programa Apolônias do Bem em Cachoeiro”, revela doutora Rosemary Marqueti.

 

Parabéns aos dentistas do bem!

A odontóloga relata que é muito difícil sensibilizar as pessoas para a causa odontológica, mas em Cachoeiro os dentistas e demais voluntários estão de parabéns, pois formam uma rede bem unida, onde o trabalho está bem consolidado e sendo realizado de maneira bem organizada onde dentistas voluntários atendem estes jovens adolescentes “como se fossem seus próprios filhos”. “E assim a odontologia de nossa Cachoeiro tem feito diferença na sociedade em que vivemos”, ressalta doutora Rosemary, parabenizando a todos os dentistas do bem de Cachoeiro também em virtude do Dia do Dentista, 25 de outubro.

 

Marqueti Odontologia e Bem-Estar

Rua Cel. Francisco Braga, 75, Ed. Itapuã (sala 504) – Cachoeiro de Itapemirim

Telefone para contato: (28) 3522-3397

 

Foto por Erika Medeiros



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *