Reabilitação proporciona qualidade de vida aos pacientes

240
Foto: Erika Medeiros

O que surge em nossa mente quando pensamos em Reabilitação? Segundo a fisioterapeuta Ana Carolina Nadal Altoé, a maioria das pessoas associam esse termo com doença, dor, incapacidade e, consequentemente, tratamento para tais problemas.

“Vamos englobar a isso, uma definição mais abrangente. Iremos falar de reabilitação como uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, com o objetivo de reestabelecer e/ou proporcionar função e qualidade de vida ao indivíduo com alguma disfunção”, explica a profissional.

“Como fisioterapeuta, vejo na rotina do meu trabalho o crescimento e valorização dos profissionais da área da saúde, além de médicos, que atuam e encaminham pacientes para diversificadas áreas terapêuticas em benefício do sucesso do tratamento do paciente”, aponta Ana Carolina.

Cada vez mais – comenta a fisioterapeuta – a área de Reabilitação cresce e se solidifica no mercado. “Isso porque nós, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, com atuação baseada em evidências científicas, alcançamos resultados satisfatórios complementando a terapia convencional na qual o paciente está submetido”, ressalta.

Para a profissional, pensar em Reabilitação é pensar em promover saúde e qualidade de vida. E isso se torna possível quando profissionais de saúde entendem que muitas vezes, não precisam atuar sozinhos, em sua área especifica. “O estudo e conhecimento especializado nos capacita a encaminhar o paciente a outros profissionais de forma a complementar e otimizar o tratamento”, finaliza.

Ana Carolina Nadal Altoé

CREFITO15/88986-F

Fisioterapeuta e Pós-Graduada em Traumato-ortopedia pela IBMR/RJ (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação).

Formação em Pilates; RPG; Reabilitação Vestibular (Labirintite).

Cursando Osteopatia pela EOM (Escuela de Osteopatia de Madrid).

Sócia Proprietária da Vitallefisio.

Rua Dom Fernando, 11, Independência, Cachoeiro De Itapemirim – ES(28) 99911-8366 – (28) 3511-6020



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *