Restauração dentária recupera a estética e funcionalidade do sorriso

35

Dr. Yuri Medeiros
– Foto por Erika Medeiros

Cáries, fraturas, bruxismo – ato de ranger os dentes, especialmente durante o sono – são alguns dos fatores que podem prejudicar e até mesmo deteriorar partes dos dentes. A fim de recuperá-los, existe na odontologia um tratamento chamado restauração dentária. Conforme ressalta doutor Yuri Medeiros, clínico geral em especialização em Implantodontia na ABO, embora seja um procedimento muito procurado pelo seu objetivo estético, ele também é imprescindível para a saúde bucal.

Doutor Yuri, que atua com foco em cirurgia oral menor, restaurações, clareamentos dentários e atendimento infantil, explica que a restauração dentária é indicada para eliminar cáries, corrigir a cor e recuperar dentes fraturados. “É importante manter a integridade e a saúde bucal. Problemas com os dentes podem levar a questões de autoestima, infecções, dificuldades na fala e, até mesmo, na mastigação. Portanto, manter os cuidados na região é uma maneira de evitar muitos transtornos”, argumenta.

De acordo com o dentista, o processo de uma restauração é relativamente simples. Ele explica que o tratamento deve ser feito no consultório do dentista, sendo colocado um material conhecido como obturador no dente a ser tratado para evitar comprometimento da raiz do dente e surgimento de complicações, como a perda do dente, por exemplo.

A fim de prolongar os resultados de uma restauração dentária, alguns cuidados simples devem ser observados. “Nas primeiras horas após realizar o procedimento é comum ter que evitar alguns alimentos. As precauções também vão variar de acordo com fatores como a posição do dente tratado ou do material escolhido para restaurá-lo. Logo, é fundamental seguir todas as orientações do dentista, como seguir uma rotina rigorosa de higiene bucal todos os dias”, expõe.

Ainda segundo o profissional, os hábitos alimentares também requerem atenção, tanto no sentido de não favorecer o surgimento de cáries quanto para não escurecer ou manchar a parte restaurada. No caso do bruxismo, o dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo.

 

Resgate ao bem-estar

O maior benefício desse tipo de procedimento odontológico, segundo doutor Yuri, é poder resgatar o bem-estar do paciente. “Com um dente quebrado, sensível, dolorido ou acometido pela cárie, tanto a sua autoestima como as atividades do dia a dia podem ficar prejudicadas. Ou seja, os ganhos não são apenas estéticos. A restauração consegue devolver a harmonia do sorriso e a confiança do paciente para sorrir ou se comunicar sem maiores incômodos”, aponta.

Por outro lado, conforme salienta o odontólogo, as funcionalidades do dente também são recuperadas. “Sua preservação é essencial para uma boa mastigação e para a manutenção da saúde do organismo como um todo”, diz.

Dr. Yuri Medeiros atende de segunda a sexta-feira na Avenida Francisco Generoso da Fonseca, 185/205a, Shopping Proeng Hall, Jardim da Penha, Vitória. Telefone para agendamento: (27)3082-0161.

Aos sábados, os atendimentos são na Rua Coronel Alziro Viana 171, Bairro Ferroviários, em frente ao Detran – Cachoeiro de Itapemirim. Agendamentos através do número (28)99922-8055.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *