Saiba como escolher o melhor tênis para praticar corrida

12

O ortopedista Luciano Brasil – Foto por Erika Medeiros

Apesar de não haver estudos científicos concretos sobre o assunto, sabe-se que o uso de tênis inadequado na corrida pode ocasionar em riscos de lesões. O ortopedista Luciano Brasil, especialista em artroscopia e cirurgia do pé e tornozelo na Clínica Ortotrauma, relata que pode haver uma ligação principalmente com tendinites e pré-disposição para entorse do tornozelo.

Além disso, com o uso contínuo desse calçado, a longo prazo corre-se o risco de desenvolver artroses nos pés. “O tênis inadequado também vai levar a repercussões no joelho, na bacia e na coluna lombar”, revela o médico. Portanto, nada de usar qualquer tênis!

O ideal, conforme salienta doutor Luciano, é que o tênis seja trocado a cada 500 quilômetros ou após seis meses de uso. “A escolha deve ser baseada de acordo com o tipo de pé e da pisada de cada paciente”, relata. Um mal sinal no que diz respeito à escolha do tênis, segundo o ortopedista, seria um desgaste anormal do calçado – o que pode acontecer na face interna, externa ou mesmo na frente do solado.

Outro sinal de alerta, de acordo com o especialista, é quando o paciente está treinando da forma correta sob orientação profissional e ainda assim estão surgindo dores sem causa aparente. Nesses casos, o próprio calçado inadequado pode ser a origem dessa dor – elucida. “Opte por comprar sempre um ou meio número maior, isso porque quando corremos o pé dilata e incha”, orienta.

Outras dicas com relação à escolha do tênis para corrida, conforme enumera doutor Luciano, são: Antes de correr amacie o tênis usando-o no dia a dia; é interessante fazer um rodízio com dois a três tipos de tênis, isso pode ser um fator de proteção contra lesões; fortaleça os músculos do pé; evite comprar pela internet, é importante calçar o tênis, senti-lo no pé, e até mesmo testá-lo na loja. “O melhor tênis nem sempre será o mais caro. Escolha baseado no seu conforto!”, aconselha o médico.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *