Saiba como o ato de sorrir pode oferecer grandes benefícios

110

Tatielly Bonan – Foto por Erika Medeiros

Mais do que expressar nosso humor, sorrir pode melhorar nossos relacionamentos e contribuir para nossa saúde física e mental. Conforme explica a psicóloga Tatielly Bonan, quando sorrimos liberamos os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar – por isso nos sentimos tão bem depois de uma deliciosa gargalhada.

“Sabemos que na pandemia estamos todos com boa parte de nossa rotina alterada, o que pode nos deixar tensos, ansiosos e estressados, isso se deve ao efeito do acúmulo do cortisol em nosso organismo”, relata a psicóloga. “O quarteto da felicidade, representado pela serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina, que é liberado quando sorrimos, combate justamente esse estresse e a ansiedade, age diretamente no alívio das dores, aumenta nossa imunidade, relaxa os músculos e previne doenças cardíacas”, revela.

Além disso, de acordo com a profissional, o sorriso ajuda muito a resolver os conflitos nos relacionamentos amorosos, familiares, sociais e profissionais. “Fica mais fácil lidarmos com os problemas quando levamos com bom humor as ironias e dificuldades da vida. Isso permite olharmos para as situações sob uma perspectiva mais positiva, o que contribui para focarmos nas soluções necessárias, ao invés de ficarmos lamentando e reclamando”, expõe.

Sorrir gera conexão entre as pessoas. Já reparou que o riso é algo contagiante? As pessoas se sentem mais atraídas e podem ficar mais unidas quando um sorriso estampa o rosto. E quem trabalha com atendimento ao público, sabe que sorrir aumenta as chances de fechar um bom negócio, afinal, seu cliente o achará mais simpático, gentil e competente.

A psicóloga reforça: Cultive o hábito de sorrir, observe a vida e reconheça as boas coisas que o cerca. É fácil sorrir com as crianças e com nossos animais de estimação, eles costumam ser uma fonte inesgotável de divertimento. Procure ser grato, ver boas notícias, assistir comédias, estar perto de pessoas engraçadas e de bem com a vida, ler piadas, ouvir músicas que te energizem, fazer o que te dá prazer. “Desejo que com o tempo você possa ser a pessoa que contagia com bom humor os que tem a sorte de contigo conviver. E se precisar de ajuda para enxergar seus motivos para sorrir, nós da psicologia estamos prontos para te guiar nesse caminho”, finaliza.

 

Tatielly Baião Bonan – Psicóloga especialista em Terapia cognitivo-

comportamental, Terapia de família e Coach Parental (CRP 1314/16).

O Family Care está localizado no Shopping Cachoeiro: Rua 25 de Março, 33, sala 212 – Centro. Telefone: (28) 99959-0650. Siga Tatielly no instagram: @tatiellybonan

 

 



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *