Setembro amarelo: Psicanálise contribui no tratamento da depressão

24

Foto por Jonathan Lessa

Dr. José Gomes

Psicanalista, acupunturista e homeopata

 

A psicanálise é um método interpretativo e de investigação teórica da psique humana. Ela foi criada no final século XIX, em Viena, pelo médico neurologista Sigmund Freud. O profissional que trabalha com a Psicanálise é o Psicanalista, também chamado de Analista.

O psicanalista acolhe o paciente em seu consultório e o ajuda a interpretar as questões que o aflige. Através do método e de questionamentos, a Psicanálise leva a pessoa a refletir e despertar um novo olhar sobre situações, relações e os mais diversos aspectos da sua vida que geram sofrimento e dor.

Estudos comprovam que a Psicanálise pode ajudar no tratamento da depressão e contribuir para que novos casos de suicídio não ocorram. A partir de uma escuta atenta e acolhedora de um psicanalista, pode-se alcançar as dores, aflições e angústias inconscientes e através da fala do sujeito trazê-las para a consciência com o objetivo de que ele as reconheça, identifique os motivos e razões que o levam a nutrir esses pensamentos e a sua pulsão de morte.

É nesse momento que a Psicanálise serve como auxílio para fortalecer o outro, trazendo alternativas reais para lidar com o sofrimento e superá-lo, resgatando dessa forma o desejo pela vida, seus sonhos e idealizações. Por isso, caro leitor, busque um profissional. O psicanalista está aqui para te acolher e te ouvir. Sempre!

 



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *