Síndrome de Osgood-Schlatter é comum em crianças e adolescentes

12

Dr. Saulo Blunk – Foto por Erika Medeiros

Problema bastante comum no joelho de crianças e adolescentes, a Síndrome de Osgood-Schlatter, também conhecida como “joelho pontudo”, é uma das principais causas de dor nas pernas de pacientes entre 9 e 15 anos. São cerca de 150 mil casos por ano no Brasil. Estima-se que até 10% das crianças envolvidas com esportes de risco nesta faixa etária são acometidos pela patologia.

Segundo o ortopedista Saulo Blunk, do Instituto do Joelho em Cachoeiro, a Síndrome de Osgood-Schlatter ocorre quando há uma irritação na região do tendão patelar, na parte frontal do joelho. Essa complicação é recorrente em crianças que passam por um intenso estirão de crescimento.

O que a criança sente? Conforme salienta doutor Saulo, os principais sintomas são notados durante a prática de exercícios físicos. “Durante a atividade o paciente sente dor na região da parte de baixo e frontal do joelho, além de inchaço e sensibilidade ao realizar movimentos”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, nas fases de agudização da dor, o tratamento envolve a aplicação de gelo, o uso de medicações anti-inflamatórias e o afastamento temporário das atividades esportivas de impacto. Nos períodos de remissão da dor, pode-se retomar as atividades esportivas e o tratamento envolve a correção de eventuais fraquezas e desequilíbrios musculares.

Vale ressaltar que a maioria dos pacientes apresenta regressão completa da dor com a desaceleração do crescimento ósseo. No entanto, eventualmente a tuberosidade anterior da tíbia pode permanecer mais proeminente do que no joelho não acometido. Se seu filho já sentiu algum dos sintomas mencionados, procure um ortopedista especialista em joelho.



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *