Sinusite pode causar sintomas como dor na face, tosse e febre

376
Foto por Jonathan Lessa

Sinônimo de muito incômodo, a sinusite (ou rinossinusite) é um quadro muito comum e consiste na inflamação ou infecção da mucosa do nariz e dos seios paranasais – as “maçãs do rosto” -, afetando também as regiões lateral interna e frontal dos olhos.

O problema, segundo a otorrinolaringologista Maria Cristina Campos, pode ser acompanhado por dor na região dos seios da face ou cefaleia (dor de cabeça), além de obstrução nasal, secreção no nariz, garganta, olhos e ouvidos. Febre, tosse, entre outros sintomas gerais, também podem surgir.

Segundo a especialista, nem sempre todos os sintomas se apresentam. “Em alguns casos, somente uma tosse mais persistente, obstrução nasal e/ou cefaleia se fazem presentes”, diz. As causas mais comuns da sinusite – relata – são complicações pós gripais, rinite alérgica, refluxo laringo-faríngeo e infecções bacterianas após quadros virais ou alérgicos.

A médica ressalta que alergias respiratórias altas, como a sinusite, se não forem bem conduzidas, evitando a formação e acúmulo da secreção, podem resultar em um quadro de sinusite crônica, levando à necessidade de cirurgia.

“As rinossinusites agudas exigem o tratamento dos sintomas apresentados e melhora da imunidade. É importante evitar alimentos que favoreçam o aumento de secreção e a inflamação. O estímulo à hidratação, passeios ao ar livre, sol em horário adequado, ventilação adequada dos ambientes, alimentos saudáveis, alegria e felicidade, são essenciais nesse sentido”, expressa doutora Maria Cristina. “Nos quadros bacterianos, o uso de antibióticos se faz necessário”, finaliza.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *