Unimed Sul capixaba cria Centro de Estudos para cooperados

462

A Unimed Sul Capixaba criou um Centro de Estudos responsável pelo desenvolvimento de atividades científicas, capacitação e disseminação do conhecimento entre cooperados e corpo clínico que integram a operadora de saúde. A instituição promoverá treinamentos, cursos in company, palestras, congressos e simpósios, além de estimular a pesquisa e a produção de trabalhos científicos, que possam contribuir com novos conhecimentos na área da Saúde.

Dentre as qualificações confirmadas para 2019, estão cursos de Habilidades Médicas Pediátricas, Curso de Imersão em Diagnóstico por Imagem para Médicos (torácica e cardiovascular) e Treinamento de Emergências Cardiovasculares (Teca), além de um curso MBA em Gestão Hospitalar, que já está em andamento, e um Simpósio de Cuidados Paliativos, previsto para o primeiro semestre.

“O trabalho médico implica em diversos desafios, mas a essência do nosso dia a dia é atender os pacientes com qualidade, resolutividade e ética. Não existe melhor maneira de manter esse propósito que se mantendo atualizado”, afirma o coordenador do Centro de Estudos, Dr. Waldemar Barros de Algemiro.

Relacionamento com o cliente

Os gestores e gerentes da Unimed Sul Capixaba se reuniram nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Bristol Easy Hotel, em Cachoeiro de Itapemirim, para o Workshop Jeito de Cuidar Unimed. A iniciativa integra o programa nacional de mesmo nome, que visa promover o cuidado em todos os níveis de atenção e gerar a melhor experiência ao cliente.

“O Programa Jeito de Cuidar Unimed configura um modelo de gestão que coloca o cliente no eixo central do negócio, representando uma mudança cultural em todo Sistema Unimed, de forma aprimorar o relacionamento com os clientes e a harmonização dos atendimentos, aumentando a percepção de qualidade e criando um relacionamento fidelizado e duradouro”, explicou o vice-presidente da Unimed Sul, Dr. Gil Gonçalves.

Segundo o médico, o workshop consistiu em dias produtivos de trabalho, integração e engajamento, em uma iniciativa que envolve uma mudança de cultura que já faz parte da essência da Unimed Sul Capixaba no cuidado que oferecem diariamente. “O programa vem para complementar o relacionamento já realizado junto ao cliente Unimed por meio do Programa Minha Vocação é Cuidar de Pessoas, que tem como alicerce os conceitos de Cordialidade, Humanização, Agilidade e Segurança (CHAS). Nesta abordagem, além do colaborador e do cliente, o Jeito de Cuidar incorporou outros três públicos: cooperado, fornecedor e sociedade”, completou.

Hospital Unimed Sul registra baixos índices de infecção hospitalar

O Hospital Unimed Sul Capixaba apresenta um dos melhores índices de infecção hospitalar quando comparado aos dados da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Predominantemente cirúrgico, a unidade registrou em 2018 taxas de infeção hospitalar geral de 2,15%, tida como uma das mais baixas.

Segundo a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dra. Andressa Monteiro Braconi Grilo, são várias as práticas adotadas para a prevenção das infecções na unidade, como protocolos e monitoramentos para a higiene das mãos, Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos, vigilância após a alta hospitalar, controle e prevenção da disseminação de microrganismos multirresistentes, protocolo de cirurgia segura, entre outros.

“Nosso índice de Infecção Associada à Cateter foi de 1,8% em 2018. Para se ter uma ideia, a percentagem média em 2017 nos hospitais do Estado ficou em 4,25%, e em 2,84% entre os associados à Anaph. O mesmo ocorreu em casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, que chegou a 4,7% no Hospital Unimed Sul em 2018, bem abaixo dos 6,52% registrados nos hospitais do Estado e dos 5,21% apresentados pelos hospitais associados à Anaph em 2017”, destacou.

MEMÓRIA

ATENDIMENTO HUMANIZADO E DIFERENCIADO

“Na época da fundação da Unimed Sul Capixaba, meu pensamento foi: ‘precisamos abrir os olhos para viabilizar um cenário mais amplo para atender os pacientes’. Havia uma gama de mercado que não era atendida, nem pelo serviço público e nem pelo particular. Vi na Unimed uma opção para balancear esse mercado e proporcionar um novo modo de atendimento, de maneira justa para os usuários, com atendimento humanizado e diferenciado. Era um novo e bom negócio tanto para os cooperados quanto para os pacientes. Para que a cooperativa continue avançando, o primordial é o diálogo com os cooperados. É preciso olhar o cooperado como membro ativo do sucesso da empresa.”

José Rogério Mendes Glória

Cooperado fundador da Unimed Sul Capixaba



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *