Veja os sintomas do refluxo faringo laríngeo e procure um especialista

3566

Se você tem o costume de comer rápido sem mastigar corretamente, ou de dormir logo após a refeição, cuidado! Tratam-se de dois fatores de risco para o desenvolvimento do Refluxo faringo-laríngeo. O problema, de acordo com o otorrinolaringologista Alexandre Peçanha Roldi, acontece quando o ácido do estômago entra em contato com as estruturas da laringe.

Entre os sintomas do refluxo, doutor Alexandre cita tosse seca principalmente ao deitar, pigarro, alterações na voz e dor de garganta recorrente. “Não é necessário ter todos os sintomas, o indivíduo pode apresentar vários sintomas ou apenas um. Por isso é necessária a avaliação médica para chegar ao diagnóstico”, explica o especialista, acrescentando que para ser refluxo é preciso que o quadro seja recorrente, ou seja, num período de 15 dias ou mais.

Segundo o médico, a agressão do ácido ao tecido da via aérea ocorre em questão de segundos, tempo suficiente para causar danos à laringe, como edema e irritação, podendo alterar a corda vocal e a dicção da pessoa. Além disso, o refluxo pode acometer também o nariz e os seios paranasais, podendo ocasionar em sinusite, otite, rinite inflamatória e outros problemas.

Comer sem mastigar bem os alimentos, uso de medicamentos como betabloqueadores, antidepressivos, antipsicóticos, suplementos de cálcio, anti-inflamatório e alguns analgésicos, são fatores de risco para o surgimento do refluxo – revela o otorrinolaringologista. “Ingerir pouca água também é prejudicial, fazendo com que a saliva fique espessa e deixe de neutralizar a secreção ácida. Deve-se beber dois litros por dia, no mínimo. Além disso, conforme já mencionado, deitar-se logo após a refeição não é recomendado, o ideal é esperar pelo menos duas horas”, orienta.

Para fazer o diagnóstico de refluxo faringo-laríngeo, o especialista solicita um exame chamado videolaringoscopia. “O exame consiste na entrada de um endoscópio, que avalia as estruturas entrando pela boca; normalmente é realizado com anestesia spray e o paciente acordado. A partir daí conseguimos ver as estruturas da laringe e da faringe, observando sinais indiretos que associados à história clínica do paciente podem indicar um quadro de RFL”, expõe doutor Alexandre. Se necessário, outros exames complementares são solicitados.

Com relação ao tratamento, o especialista explica que é medicamentoso e com medidas comportamentais e dietéticas. “O interessante é manter a dieta de uma forma equilibrada para o resto da vida, reduzindo a quantidade de alimentos como cafeína, chocolate, chá preto, refrigerante, energéticos e bebidas alcoólicas, entre outros. O objetivo dos medicamentos utilizados é o aceleramento da digestão, além de atuarem como filmes de proteção das vias aéreas superiores”, respalda o otorrinolaringologista.

 (foto: Jonathan Lessa)



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


One thought on “Veja os sintomas do refluxo faringo laríngeo e procure um especialista

  1. path

    bom dia a todos, com felicidade no coração, quero compartilhar meu testemunho, fiquei doente de HERPES por 3 anos e os médicos disseram que não há cura, discuto o problema com minha amiga e ela disse que já teve a doença, mas um ótimo médico a curou com fitoterapia, e ela me mostrou o resultado do teste, imediatamente entrei em contato com o médico, e ele me enviou o remédio depois de tomar o medicamento por oito dias. Fui curado confirmar pelo médico. Um amigo meu também entrou em contato ele para o HIV agora ela também é a cura, agora eu acredito que há poder na fitoterapia, ele se perguntou que me fez vir hoje para compartilhar esse testemunho, eu tenho problemas com meu marido há 8 anos, eu disse a ele e ele lançou um feitiço e estamos de volta felizes
      você também pode entrar em contato com várias doenças, ele é confiável e eficaz

    A casa de ervas DR OKOS é a solução para o seu problema,
    por que esperar e sofrer quando há alguém como o dr okos
    que pode curar qualquer doença

    HIV / AIDS
    CÂNCER
    VÍRUS DA HEPATITE B,
    HERPES
    ASMA,
    FIBROID,
    FALHA NA SAÚDE
    Doença de Alzheimer
    DIABÉTICOS 1 e 2,
    SOLETRAR
    Feitiço de amor
    NUDEZ
    ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
    DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL

    não morra em silêncio, tudo o que você precisa é entrar em contato com ele, okosherbalhome@gmail.com, você também pode entrar em contato pelo número what-sap +393512372265
                        okosherbalhome@gmail.com

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *