Vitamina D oferece grandes benefícios à saúde cardiovascular

20

Dr. Gilberto Dian – Foto por Erika Medeiros

Muito se fala no papel fundamental da vitamina D para a saúde dos ossos. De fato, manter sua absorção em dia garante a presença do cálcio no organismo, o que, por sua vez, fortalece a estrutura óssea prevenindo problemas como a temida osteoporose. Mas o que muitos não sabem é que os benefícios dessa vitamina vão além – entre outras vantagens, ela desempenha uma função essencial na manutenção da saúde cardiovascular.

“Em primeiro lugar deixo um alerta de que a deficiência de vitamina D é muito mais comum do que se pensa”, revela o cardiologista Gilberto de Almeida Dian. “No caso do coração, ela ajuda preservando a elasticidade dos vasos sanguíneos, diminuindo sua inflamação, prevenindo a hipertensão e ainda pode ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca”, lista o especialista.

Além disso, a presença da quantidade adequada da vitamina D pode reduzir em até 30% a morte por doenças cardíacas, de acordo com doutor Gilberto. Conforme salienta o médico, a falta de vitamina D pode ampliar a incidência de doenças do coração e ainda acelerar a sua piora, fazendo com que aumente o número de complicações e mortes por patologias cardíacas.

O cardiologista ressalta que a principal forma de se obter vitamina D é pela exposição solar. Para complementar sua absorção, podemos também incluir em nosso cardápio alguns alimentos como: fígado de boi, peixes gordurosos, leite e ovos. “A melhor fonte de todas, porém, é o sol; se tomarmos 20 minutos de sol (sem filtro solar) por dia já obteremos a quantidade necessária para o organismo”, orienta.

 

Em dia com as vitaminas

Além da vitamina D, outras vitaminas possuem um papel importante no bom funcionamento do coração. Entre elas, o cálcio, fósforo e magnésio – conforme destaca doutor Gilberto. “Vitaminas do complexo B, tais como a B1 e B6, protegem o músculo do coração, a B3 ajuda a diminuir o colesterol, e a B12 e B9 ajudam a eliminar os radicais livres que provocam inflamação dos vasos sanguíneos”, informa.

Segundo o cardiologista, também existem alguns benefícios em se usar vitamina C e vitamina E para melhorar a saúde do coração. “Todas são encontradas em uma alimentação rica e variada; a suplementação de qualquer vitamina deve ser feita após uma avaliação individual. Se o paciente está com níveis bons não há necessidade de suplemento”, explica o especialista. “Algumas vitaminas em excesso podem provocar problemas sérios de saúde. E a atividade física também é uma parte importante para a prevenção de várias doenças”, conclui.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *