Conheça as ações realizadas em Cachoeiro em prol do Dia Mundial do Câncer

122

O Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) é uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para inspirar mudanças e mobilizar ações de combate ao câncer. Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. Em Cachoeiro, o casal de oncologistas Sabina Aleixo e José Zago Pulido, juntamente à equipe HECI e GAPCCI, realizam anualmente ações para conscientizar a população sobre o tema.

Viver! – Quais são os dados mais atuais de casos de câncer em nossa região?

Dra. Sabina e Dr. Pulido: São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. No Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim estamos recebendo 1200 casos novos por ano.

Viver! – Falem sobre a programação do Heci e Gapcci neste mês tão importante…

Dra. Sabina e Dr. Pulido: A realização de uma caminhada para conscientização sobre a data foi nossa principal ação este ano. Temos que lutar para o acesso justo para todos, pois infelizmente nem todos têm a possibilidade de cura, por falta de exames de diagnóstico precoce.  Escolhemos uma caminhada pois a atividade física é um fator protetor para evitar a doença.

Viver! – Com a inauguração do hospital do câncer, quais são as expectativas referentes aos avanços no combate às neoplasias no Sul do estado?

Dra. Sabina e Dr. Pulido: Esperamos, com o novo hospital do câncer, poder ampliar e melhorar a qualidade da nossa assistência.

Viver! – É sempre válido ressaltar medidas que cada um de nós podemos aderir em nossa vida diária para prevenção. Ressaltem dicas importantes nesse sentido.

Dra. Sabina e Dr. Pulido: Vão aí algumas dicas importantes para evitar o câncer: não fumar, ter alimentação saudável, fazer atividade física regular, beber bastante água, meditação, manter as vacinas em dia (como HPV e hepatite), manter controle do peso e fazer exames preventivos.

Viver! – O diagnóstico precoce, como se sabe, é a melhor alternativa para otimizar as chances de cura dos mais diversos tipos de câncer. Ressaltem sobre a importância do check-up e exames de rotina nesse sentido, levando em conta que o câncer é uma doença silenciosa e os sintomas aparecem somente nos casos mais avançados.

Dra. Sabina e Dr. Pulido: É de suma importância a realização de exames como a mamografia, preventivo do colo de útero, pesquisa de sangue oculto nas fezes e exame de PSA/toque retal. Lembrando que o Câncer diagnosticado na fase inicial tem mais de 90% chances de cura. Portanto, é importante que todos saibam e possam ter acesso aos exames preventivos.

 

Dra. Sabina Aleixo e Dr. José Zago Pulido atendem no Instituto de Oncologia Sul

Capixaba (IOSC), localizado na avenida Lacerda de Aguiar, 25, Gilberto Machado

– Cachoeiro. Telefone: (28) 3521-1219. Site: www.iosc.com.br. Instagram:

@casaloncologista.

A Casa de Apoio GAPCCI está localizada na Rua Pedro Quinelato, 58/60, bairro Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim. WhatsApp: (28) 99257-9401. Conheça o trabalho da ONG através do Instagram @gapcci.

 



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *