O que fazer para não ter câncer? Especialistas dão dicas valiosas

93

Dra. Sabina Aleixo e Dr. José Zago Pulido Foto por Erika Medeiros

Considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo todo, o câncer muitas vezes é uma doença silenciosa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), houve um crescimento mundial de 20% nos casos de câncer na última década e a doença já está entre as quatro principais causas de morte antes dos 70 anos de idade na maioria dos países.

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, celebrado no dia 8 de abril, é uma data que procura reverter esse quadro por meio de campanhas que incentivam a prevenção da doença. Conforme salientam os oncologistas Sabina Aleixo e José Zago Pulido, pioneiros na oncologia clínica na região Sul capixaba, as campanhas servem de alerta e para lembrar as pessoas da importância do diagnóstico precoce e de perdemos o medo do Câncer.

Falando sobre os principais fatores do aumento nos casos de câncer nos últimos anos, os especialistas alertam sobre mudanças do estilo de vida, alimentação, sedentarismo, obesidade e, claro, o uso do tabaco e do álcool.

Mas afinal, o que fazer para não ter câncer? Que hábitos precisamos aderir em nossas vidas para evitar a doença? Conforme orientam os médicos, praticar atividade física regularmente – no mínimo 150 minutos de atividades moderadas por semana -, não fumar, beber com moderação, alimentação saudável com muitas frutas e legumes são medidas fundamentais. Além de evitar alimentos processados e ultraprocessados.

Outra medida essencial, ainda de acordo com os oncologistas do HECI, é aderir às vacinas como a do HPV e hepatite. Por último, e não menos importante, vale ressaltar a importância da realização dos exames que existem para prevenção e detecção precoce do câncer, otimizando muito as chances de cura. Cuide-se e previna-se!

 

Dra. Sabina Aleixo e Dr. José Zago Pulido atendem no Instituto de Oncologia Sul

Capixaba (IOSC), localizado na avenida Lacerda de Aguiar, 25, Gilberto Machado

– Cachoeiro. Telefone: (28) 3521-1219. Site: www.iosc.com.br. Instagram:

@casaloncologista.

A Casa de Apoio GAPCCI está localizada na Rua Pedro Quinelato, 58/60, bairro

Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim. WhatsApp: (28) 99257-9401. Conheça o

trabalho da ONG através do Instagram @gapcci.



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *