Conheça os benefícios da cirurgia plástica no inverno

307

O inverno é conhecido como a época ideal para cuidar da beleza e elevar a autoestima, especialmente no que diz respeito às cirurgias plásticas. Entre as vantagens, estão o maior conforto – já que a estação tem temperaturas mais amenas – e a menor exposição ao sol. Além disso, ao realizar a plástica tão almejada nesse período do ano, a paciente estará pronta e em sua melhor forma para curtir o verão.

De acordo com o cirurgião plástico Renato Harckbart, os meses de junho e julho são tão procurados para fazer uma cirurgia plástica quanto os outros meses do ano. Para quem tem disponibilidade de agendar seu procedimento no inverno, entretanto, a grande vantagem, na opinião do especialista, é que terá tempo para se recuperar até o verão. “Isso depende do tipo de cirurgia que a paciente optará, tendo em vista que o tempo de recuperação varia de acordo com o procedimento e do organismo da paciente”, explica.

Segundo doutor Renato, a cirurgia de próteses mamárias é um bom exemplo de procedimento que, ao ser realizado no inverno, possibilita a paciente estar pronta para a estação do sol – com tempo suficiente para a acomodação dos tecidos. Devido ao edema (inchaço) e fibroses (tecidos naturais de cicatrização), a lipoaspiração deve ser realizada o quanto antes, tendo em vista que os resultados finais surgem em cerca de seis a nove meses – revela o cirurgião plástico.

Vale ressaltar que cada organismo responde de uma forma, assim, a recuperação pode ser mais rápida ou mais lenta. Além disso, a textura dos tecidos de cada pessoa é diferente. “Tenho pacientes que com três meses de lipoaspiração do abdome já apresentam um resultado muito bom, e outras que nesse mesmo período já possuem uma acomodação quase que completa dos tecidos da mama com prótese”, exemplifica o especialista.

Devido a necessidade do uso de cintas cirúrgicas em procedimentos como a abdominoplastia e lipoaspiração, o clima mais fresco do inverno favorece o conforto das pacientes em recuperação. Além de ficar mais fácil para seguir a orientação médica de evitar exposição solar, a fim de não prejudicar a cicatrização. Ainda assim, é de suma importância cuidar bem da cicatriz e seguir todas as recomendações médicas para uma plena recuperação.

Que os benefícios de se programar para fazer a sua cirurgia plástica no inverno são válidos, não restam dúvidas. Mas se sua agenda não permite se ausentar do trabalho agora, ou se para você é melhor marcar a cirurgia para as férias de verão dos filhos, não se preocupe! Afinal, com os devidos cuidados a cirurgia plástica pode ser feita em qualquer época do ano. “Hoje em dia o ar condicionado é um aparelho acessível, possibilitando um ambiente fresco e agradável para uma recuperação pós-cirúrgica bastante confortável”, argumenta doutor Renato.

O cirurgião plástico Renato Harckbart (foto: Erika Medeiros)



Avatar

A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *