Conheça os benefícios da terapia on-line em tempos de pandemia

68

Tatielly Bonan -Foto por Jonathan Lessa

Fazer terapia é estar lado a lado com um profissional que te ajude a olhar para sua história de vida, para suas conquistas e experiências que trouxeram sofrimento para você ou para alguém. Os momentos difíceis podem ser superados quando você olha com carinho para suas habilidades e qualidades, fazendo dessas um poderoso recurso para enfrentar seus desafios de modo mais leve e assertivo.

Conforme explana a psicóloga Tatielly Bonan, realizar terapia possibilita novas aprendizagens. Vale ressaltar que todo o processo terapêutico pode ser realizado de forma tradicional, presencialmente, ou através das novas tecnologias que permitem o contato virtual entre psicólogo e paciente.

“Ora, já nos beneficiamos da internet para fazer compras, conversar com amigos, pagar contas, ver notícias, entre outras atividades. Agora, mediante autorização do Conselho Federal de Psicologia, podemos também cuidar da saúde mental através das consultas on-line”, ressalta a profissional.

De acordo com Tatielly, antigamente era comum atender um paciente de forma remota quando este estava viajando, doente ou com dificuldade de locomoção até o consultório. “Agora, com o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, o serviço de atendimento on-line não deixou nenhum paciente desassistido, permitindo a todos que continuassem ou iniciassem um tratamento psicoterápico”, afirma.

A psicóloga relata que é comum haver algum tipo de receio inicialmente, mas basta fazer a primeira consulta e perceber que não há nenhum prejuízo em relação ao atendimento presencial, pois a escuta e técnicas empregadas pelo psicólogo são exercidas com a mesma eficiência. Inclusive, quando o atendimento requer algum material específico, o mesmo é enviado à residência do paciente, ou por e-mail.

“Caso não esteja conseguindo resolver algum problema, esteja se sentindo triste, irritado, ansioso, tendo mudanças no ritmo de sono e alimentação, ou esteja com problemas em seus relacionamentos, ou ainda, insatisfeito com o rumo de sua vida, experimente a terapia on-line e se dê a oportunidade de conhecer um novo modo de encarar a vida!”, convida a psicóloga.

 

Cuidados importantes

  • O paciente precisa ter uma boa conexão de internet e estar em um ambiente que lhe garanta privacidade.
  • O profissional segue respondendo ao código de ética de sua profissão de forma a garantir ao paciente segurança no uso de plataformas criptografadas que garantam o sigilo a ambos.

 

Tatielly Baião Bonan – Psicóloga especialista em Terapia cognitivo-

comportamental, Terapia de família e Coach Parental (CRP 1314/16).

O Family Care está localizado no Shopping Cachoeiro: Rua 25 de Março, 33, sala 212 – Centro. Telefone: (28) 99959-0650. Siga Tatielly no instagram: @tatiellybonan



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *