Fisioterapia pode contribuir para um envelhecimento funcional

66

A fisioterapeuta Fernanda Nogueira – Foto por Erika Medeiros

Comemorado anualmente no primeiro dia de outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

O envelhecimento é algo inerente ao ser humano, sendo importante ressaltar que cada indivíduo vivenciará esta fase da vida por meio de trajetórias e experiências distintas. O aumento da longevidade traz desafios aos idosos, à família e à comunidade. Pensando nisso, a ONU declarou o período de 2021 a 2030 a década do envelhecimento saudável.

A iniciativa, conforme explana a Fisioterapeuta Fernanda Nogueira, consiste na valorização da pessoa idosa. “Embora as pessoas vivam mais tempo, isso não significa que elas estejam vivendo de forma saudável e tendo suas necessidades atendidas”, afirma. Segundo a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), o envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

“Quando estamos jovens, não pensamos em envelhecer; apesar de almejar a vida longa, poucos se preparam para a velhice”, relata doutora Fernanda. “Desta forma, fazer boas escolhas ao longo da vida, incluindo boa alimentação, exercícios físicos, cultivando o convívio social e afetivo, viver novas experiências e ter um propósito de vida, irão refletir positivamente no processo de envelhecimento, tornando o idoso mais ativo e estimulado”, diz.

A profissional salienta que o Fisioterapeuta pode contribuir para um envelhecimento mais saudável. Na área da Gerontologia, atua de forma significativa na saúde do idoso. “Seu trabalho é composto por uma anamnese minuciosa, exame físico, incluindo testes e escalas validadas, norteando os objetivos e o plano de tratamento, o qual contemplará as necessidades de cada paciente”, explica.

 

Idoso funcional

Alguns objetivos da Fisioterapia na faixa etária 60+, segundo doutora Fernanda, são manter ou melhorar a força muscular, o equilíbrio, a coordenação, a mobilidade e a cognição. “São utilizados exercícios de dupla tarefa, auxiliando nas atividades básicas e instrumentais da vida diária, aprimorando a funcionalidade do idoso, tornando-o mais confiante, independente e feliz”, menciona. “Saber ouvir e alinhar os objetivos do tratamento com as metas do idoso faz toda a diferença no sucesso do tratamento! O respeito nunca envelhece!”, completa.

Dra. Fernanda Nogueira é Mestre em Ensino de Ciências da Saúde, Pós-graduada em Fisioterapia Pneumofuncional, Pós-graduada em Preceptoria no SUS e Pós-graduanda em Fisioterapia em Gerontologia. Telefone: (28) 99882-3028. E-mail: nsfernand@yahoo.com.br. Instagram: @dra.fernandanogueirafisio


Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *