Instituto em Cachoeiro oferece um amplo leque de atendimentos à mulher e à criança

152

Inaugurado no dia 07 de abril, o Instituto AMI – Assistência à mulher e infantil, foi idealizado pelo casal de médicos formado pelo mastologista, obstetra e ginecologista Watson Viana Vieira e a pediatra e neonatologista Lívia Caetano Tambara. Com o objetivo de proporcionar um atendimento completo à mulher em todas as fases de sua vida e aos pequeninos desde o nascimento, ambos complementaram suas especializações e planejaram o Instituto, que se tornou realidade neste ano de 2022. Conheça melhor a trajetória dos especialistas e fique por dentro da proposta do Instituto AMI na entrevista a seguir!

Viver! – Primeiramente, falem um pouco sobre sua formação profissional e áreas de atuação.

Dr. Watson Vieira Dr. Watson: sou médico e pai da Ester! Me formei pela Universidade Nova Iguaçu em 2021 e em seguida ingressei na residência de ginecologia e obstetrícia pelo Hospital Escola Álvaro Alvin Campos – RJ. Em busca de mais refinamento profissional, me especializei em mastologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, seguido de especialização em mamografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. Hoje me dedico exclusivamente à saúde da mulher em todas as fases e juntamente com a Lívia, minha esposa, idealizei o Instituto AMI.

 

Dra. Lívia: Sou mãe da Ester, médica pediatra e neonatologista. Tenho formação em enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo e exerci por alguns anos esta profissão, mas o sonho de me tornar médica falou mais alto! Iniciei uma nova graduação e me formei pelo Centro Universitário do Espírito Santo em 2017. Durante o curso me apaixonei pela pediatria e concluí a especialidade pela Emescam. Com o desejo de aprender ainda mais, me tornei neonatologista (área de pediatria que estuda os bebês do nascimento até 28 dias) pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Acreditem, é um mundo à parte! Junto ao meu esposo, idealizei o acolhedor Instituto AMI.

Viver! – Gostariam de contar como foi a decisão de trabalhar lado a lado?

Dr. Watson: Estamos juntos há 15 anos, mas apesar de nossas especialidades se complementarem, não foi algo programado. Escolhemos nossas especialidades por amor ao que fazemos.

Concluí minha residência em ginecologia e obstetrícia em 2016, enquanto doutora Lívia se especializou em pediatria quatro anos mais tarde, em 2020. Durante este tempo, pude perceber a necessidade de um acompanhamento médico especializado na mulher como um todo: antes, durante e após o parto, com os cuidados não só às gestantes, mas extensivos aos bebês.

A partir desta necessidade identificada, sonhamos com o Instituto por alguns anos até que ele se tornasse realidade, e completamos nossas especializações para fornecer um serviço ainda melhor para as mulheres: Ampliei minhas especialidades com a residência em mastologia e doutora Lívia em neonatologia.

Viver! – Falem sobre o conceito por trás do Instituto AMI – Assistência à Mulher e Infantil, inaugurado em Abril deste ano. Qual a proposta do Instituto?

Dr. Watson: O principal objetivo do Instituto é que a mulher se sinta segura em todas as fases da sua vida. Na adolescência, eu atendo a mulher enquanto ginecologista e a oriento sobre o início de sua vida sexual e demais dúvidas que possam existir. Quando a mulher decide ser mãe, eu mesmo (que já conheço todo o seu histórico) irei acompanhar a gestação e o parto. No parto, doutora Lívia poderá prestar o primeiro atendimento ao bebê enquanto neonatologista e seguir com o atendimento à criança até a adolescência, com a pediatria.

Vale ressaltar que os cuidados se estendem até a senescência, com a mastologia e os exames preventivos de rotina para as mulheres acima de 40 anos. Conhecendo o histórico da mulher em sua totalidade, podemos fornecer um atendimento mais especializado e humanizado, respeitando sempre as preferências de cada paciente.

Viver! – Quais são os atendimentos oferecidos no Instituto AMI?

Dr. Watson e Dra. Lívia: Nosso atendimento engloba a ginecologia geral e cirurgia ginecológica, pré-natal de alto e baixo risco, o tratamento de doenças nas mamas, bem como os cuidados com os bebês prematuros e pediatria geral.

Viver! – Falando agora sobre a estrutura do Instituto, como cada detalhe foi pensado a fim de proporcionar um atendimento de excelência para os pacientes?

Dr. Watson e Dra. Lívia: Cada detalhe do Instituto foi pensado para que as mulheres e seus filhos se sintam seguros e acolhidos. Quando falamos em detalhes, não nos referimos apenas à arquitetura e ao ambiente confortável que disponibilizamos no nosso consultório. Nós também estruturamos nossas redes sociais, firmando o compromisso em ajudar o maior número possível de mulheres e mães (mesmo que não sejam pacientes) com conteúdo informativo de valor.

 

 

 

O Instituto AMI está localizado na Rua Konrad Adenauer, 9, Gilberto Machado – Ed. Milos (Sala 602) – Cachoeiro de Itapemirim. Telefone: 28 99942-7443. Instagram: @drwatsonvianavieira e @draliviatambara.

 

Fotos por Emella Simões



Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *