Nutricionista dá dicas de preparação para o verão

359

Devido à necessidade de aumentar a temperatura corporal para se aquecer, nosso gasto calórico aumenta no inverno. Isso também leva ao aumento da fome, e é exatamente por isso que sentimos vontade de comer receitas mais calóricas nesse período. Além disso, o frio gera aquela preguiça de sair de casa para se exercitar. O conjunto da “comilança” e a preguiça de abrir mão da coberta quentinha faz com que os números na balança subam – e os prejuízos, conforme ressalta a nutricionista Raquele Requiere, são grandes.

Segundo a nutricionista, a procura pelo emagrecimento acontece o ano todo. Porém, a demanda aumenta muito após o segundo semestre do ano. “Infelizmente uma grande parte quer emagrecer rápido e somente para a chegada do verão, não se preocupa em se conscientizar e mudar os hábitos alimentares e, por isso, vive em efeito sanfona”, alerta.

Ainda de acordo com Raquele, essas pessoas se sujeitam a dietas muito restritivas e, na maioria das vezes feitas por conta própria, visando um resultado rápido. “Isso pode levar à desistência do emagrecimento e aumento da compulsão alimentar, agravando ainda mais o quadro. Por isso é importante a preocupação em mudar os hábitos alimentares não só para o verão, mas para a vida toda”, aponta.

A nutricionista explica que as estratégias utilizadas para quem deseja estar em forma para a estação mais quente do ano variam de acordo com cada paciente. “Gosto de trabalhar com a diminuição de carboidratos (Low Carb) combinada com jejum intermitente. Porém, o melhor sempre vai ser o individual, cada caso é um caso, nutrição é muito particular”, expõe.

Além disso, conforme enfatiza a nutricionista, é importante trabalhar a mudança de hábitos, para que os pacientes aprendam a comer para a vida toda. “Dietas muito restritivas nem sempre são uma boa pedida no início; é preciso reeducar primeiro, para depois atacar as gorduras com estratégias nutricionais mais restritas”, revela.

Raquele Requiere – nutricionista esportiva e coaching de emagrecimento consciente. Telefone para agendamento de consultas: (28) 99975-3169. Instagram: @raquele.nutricionista.

Dupla imbatível

Aliar o exercício físico à dieta, segundo Raquele Requiere, é de suma importância. “Dieta e treino devem andar juntos. Dessa forma, aumenta-se o gasto calórico e potencializa-se o efeito da dieta”, explana a profissional. “No entanto, não necessariamente a pessoa é obrigada a fazer exercícios só porque está de dieta; alimentação sempre será o principal. Já o exercício físico, se não for combinado com uma alimentação balanceada, não fará muito efeito”, diz.

Foto: Márcia Leal



A revista Viver! é publicada mensalmente há mais de 17 anos com circulação no Espírito Santo. Trata-se de uma das mais importantes revistas de saúde do Brasil, com centenas de especialistas em prol do dilema "Informação que faz bem".


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *