Relembre as realizações do Instituto do Coração em seus 20 anos

32

Wagner Medeiros Junior

Superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim/ Economista e Especialista em Gestão de Saúde

 

Há vinte anos, durante a gestão do então prefeito Theodorico de Assis Ferraço, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) recebia o Instituto do Coração, com o seu primeiro aparelho de Hemodinâmica, marca TOSHIBA, transferido pessoalmente pelo ex-prefeito do Japão. Agora, ao completar 20 anos, o Instituto do Coração acaba de receber do Governo Federal o mais moderno aparelho de Hemodinâmica do Espírito Santo, da marca Philips, pela iniciativa e determinação da deputada federal Norma Ayub.

O primeiro aparelho foi desativado há cerca de cinco anos, pelo término de sua vida útil. Então, em sua substituição o HECI adquiriu um novo aparelho da marca GE, também pelo apoio e contribuição do deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço. Hoje, portanto, o Instituto do Coração dispõe de dois modernos aparelhos, ambos de grande resolução, de modo a oferecer aos usuários do serviço maior segurança, conforme era almejado há tempo por toda equipe médica.

Até a fundação do Instituto do Coração, um serviço de cardiologia completo era apenas um sonho dos cardiologistas Dr. Luiz Bento Fernandes Coelho, do Dr. Paulo Sasso e do saudoso Dr. Luiz Rezende, que também trabalharam intensamente para a realização dessa obra. Hoje, todavia, é notória a importância desse empreendimento para os avanços do setor da saúde de Cachoeiro de Itapemirim e de toda região nos últimos anos. E ninguém conseguirá apagar essa história!

Contudo, o que tem colocado o HECI como um dos melhores e mais completos serviços de cardiologia do país, não é apenas o parque de aparelhos, mas a experiência e competência do Corpo Clínico e dos profissionais da equipe técnica. Não é por acaso, portanto, que os indicadores de sucesso então entre os melhores do país, quando a questão é a vida dos pacientes.

Desde a fundação até o mês de novembro último, o Instituto já realizou 4.627 cirurgias cardíacas de campo aberto – em bebês, crianças e adultos – e implantou 1.590 marca-passos. O serviço de Cirurgia Cardíaca é coordenado pelo experiente cirurgião Dr. Luiz Daniel da Fraga Torres desde a sua fundação, quando também contou com a importante contribuição do cirurgião Dr. Hemerson Casado Gama.

A unidade de Cardiopediatria é coordenada pela ex-presidente do Departamento de Cardiopediatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dra. Andressa Mussi Soares, que tem em seu histórico cerca de 40 mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos, centrados em bebês e crianças. Nesta área, o HECI foi o primeiro hospital do Espírito Santo credenciado pelo Sistema Único de Saúde para realização de cirurgias cardíacas pediátricas.

O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é coordenado por Dr. Paulo José Soares, que, junto com sua equipe e Dra. Andressa, soma larga experiência nesses anos de atividades. Os números comprovam esta afirmativa, visto que até o último mês de novembro essa mesma equipe realizou no HECI 27.186 cateterismos, 9.882 angioplastias e 1.995 arteriografias: cerebrais, renais, carotídeas, etc.

A parte de Cardiologia Clínica é coordenada pelos médicos Dr. Luiz Bento F. Coelho e Dr. Ediraldo Gomes Jacinto, que também acumulam a assistência pós-cirúrgica aos pacientes, ressalta-se: com destacada competência. Já na área dos atendimentos de Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a coordenação está a cargo dos médicos Dr. Rodrigo Valory e Dr. Paulo Sasso Filho, que complementam o serviço com uma importante equipe, não menos valorosa que as demais.

Observa-se, então, que nesses 20 anos de atividades do Instituto do Coração o HECI e toda a sua equipe do serviço de cardiologia acumulam uma experiência extraordinária, hoje compatível com os maiores hospitais dos grandes centros urbanos do país. Assim, milhares de pessoas já foram beneficiadas, o que valoriza a vida. E para ser completo tem que ter experiência…



Jessica Castelo

Editora da revista Viver!, uma das mais importantes revistas de saúde do país. A publicação Sul capixaba circula mensalmente há mais de 17 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *